[Guia] X-Men Premium #1 à #17 + Acontecimentos Anteriores (Pt. 1) !

Obs: esse post contém spoilers do que houve em X-Men Premium #1 à #17 (2000-2001), além de acontecimentos anteriores, como as sagas Massacre e Operação: Tolerância Zero.
 
Já falei aqui no blog que os únicos heróis que “tento” acompanhar são os X-Men. Os demais eu até gosto, mas não acompanho, prefiro ler especiais ou arcos fechados dos mesmos, com esse reboot da DC quem sabe as coisas não mudam né? Agora com X-Men é diferente, estou numa odisséia para ler o que aconteceu aos filhos do átomo nesta última década. Terminei de ler todas as 17 edições X-Men Premium (Ed. Abril) e iniciarei X-Men #1 e X-Men Extra #1 em breve. Esse post funciona como um “resumo” dos eventos ocorridos entre 1998 e 2001, recomendo que quem deseja iniciar sua leitura em X-Men (e não tem pressa), leia este especial e, assim como eu, comece a acompanhar a leitura através das edições lançadas pela Panini.
 
Todo mundo que se interessa por algum herói e tenta ler algo dele logo percebe o quão intrincado são os roteiros, ficando bem difícil para novos leitores acompanhar. Passei por isso ao ler Surpreendentes X-Men (2004). Achei muito bom este arco escrito por Joss Whedon (Fugitivos, Buffy) e desenhado por John Cassaday (Eu Sou Legião, Planetary), mas boiei em algumas referências e me interessei mais pela equipe, pois até então só conhecia os mutantes de X-Men Evolution e X-Men: The Animated Series, então decidi ir atrás de mais informações e iniciar a leitura de algum arco anterior, de preferência que fosse fácil de encontrar as revistas nacionais. Nisso, me deparei com a série Premium, lançada pela Abril em meados de 2000. Era um novo formato, que substituiria de uma vez por todas os formatinhos. Foi um baque e tanto para toda a linha Marvel e DC, que ganharam suas edições mensais em formato americano, papel especial, 160 páginas e lombada quadrada. Porém, mesmo lendo a edição #1 de X-Men Premium, havia as santas referencias a outras coisas, então li um pouco do que houve antes e dali em diante só fui pra frente, se não iria voltar mais ainda! Então, antes de sabermos (ou lembrarmos) do que houve em X-Men Premium, confira o que aconteceu um pouco antes:

 
_____________________________________
 
SAGA MASSACRE
.

 

A Saga do Massacre foi um grande evento que interligou todo o Universo Marvel. Tudo começou quando uma segunda personalidade do Professor X começou a se manifestar e ela, unida da essência de Magneto, tomou a forma do super vilão Massacre. Como todos, sua vontade era de dominar o mundo e, para isso, sequestrou Franklin Richards e Nate Grey a fim de aumentar seus poderes e, para detê-lo, todos os heróis Marvel tiveram que unir forças numa incrível batalha, culminando no sacrifício do Quarteto-Fantástico e dos Vingadores.Na verdade (como sempre), esses heróis não morreram, em vez disso foram parar numa realidade paralela criada pela imaginação de Franklin Richards, o filho do Sr. Fantástico com a Mulher Invisível, um mutante capaz de manipular a realidade. Toda essa reviravolta deu origem a saga Heróis Renascem.Para conhecer melhor esta saga leia Massacre X-Men e em seguida Massacre Marvel, ambas lançadas em 1998 pela editora Abril.





SAGA OPERAÇÃO: TOLERÂNCIA ZERO
.

Com o sumiço dos heróis na saga anterior, os humanos começaram a se revoltar com os mutantes, já que eles foram os únicos a sobreviverem à batalha com Massacre. A morte de Graydon Creed (filho de Mística e Dentes-de-Sabre) um dos mais importante anti-mutantes da época também só piorou a situação. O cenário para os mutantes estava estreito e culminou no Programa: Tolerância Zero, criado pelo anti-mutante Bastion, que há meses estavam se infiltrando no governo e abrindo campo para seus objetivos contra eles.

Esta operação multinacional incluía a criação de diversos supra-sentinelas e bases de operação. Inicialmente, o projeto foi um sucesso, com os X-men capturados e a Mansão X invadida. Tudo parecia ir de mau a pior quando alguns dos procedimentos de Bastion foram descobertos, como a utilização de cobaias humanas para a criação dos supra-sentinelas. Com isso, o vilão foi preso e a operação finalizada. Xavier, que havia sido preso, é resgatado em edições posteriores. Como curiosidade, foi nesse período que Dominó foi capturada e teve seu cabelo cortado.

Para conhecer melhor esta saga leia as edições X-Men #127, X-Men #128, Wolverine #87, Wolverine #88 e Especial do Mês #1: X-Force, publicados pela Abril em 1999.


 
 
SURGE OS THUNDERBOLTS
.
.

Com os maiores heróis do mundo desaparecidos, houve a necessidade de um novo grupo surgir e deixar a população mais calma. Com essa deixa, o grupo de vilões Mestres do Terror, liderado pelo Barão Zemo, se passam por super-heróis, a fim de darem um golpe. Eles chamaram este novo grupo de Thunderbolts, composto pelo Cidadão V, Atlas, MACH-1, Meteorita, Soprano e Tecno. Logo se juntou à equipe a inocente Choque.  O que era pra ser um golpe, aos poucos a equipe foi mudando de foco. Para conhecer melhor o surgimento dos Thunderbolts e suas primeiras missões, leia Especial do Mês #3: Thunderbolts (Ed. Abril, 1999).

 
 
 O FIM DO EXCALIBUR
.



Nessa época os x-man Noturno, Lince Negra e Colossus faziam parte do grupo Excalibur, uma espécie de X-Men inglês com base na Ilha Muir. Faziam parte do grupo, também, Douglock, Capitão Britânia, Meggan e Lupina. O grupo encerrou as atividades após o casamento de Cap. Britânia e Meggan, com os mutantes voltando aos X-Men mais tarde. O casamento teve diversos convidados famosos como Anjo e Psylocke. Os últimos momentos do Excalibur e o casamento entre s heróis foram publicados em Especial Do Mês #4: Excalibur, lançado pela Abril no fim de 1999.

 
 

 

MAGNETO DECLARA GUERRA
.

 

Com a ajuda de Ferris, seu robô-ajudante, Magneto obteve o controle de toda a energia magnética do mundo, inclusive o campo eletromagnético da Terra, ameaçando toda a humanidade. Para impedi-lo, Joseph (clone de Eric) se sacrifica, anulando a ameaça.

Surge Alda Huxley que, a comando da ONU, entrega à Magneto poder pleno em controlar toda uma nação, em troca de nunca mais ameaçar a humanidade. A nação em questão é o país arruinado de Genosha, onde outrora escravizavam mutantes e atualmente passa por uma forte guerra civil. Magneto aceita o acordo e os X-Men presenciam a cena, sem poder fazer nada, com exceção de Wolverine, que queria matá-lo, mas foi impedido por Xavier. Com posse de Genosha, Magneto inicia o processo de regenerar o país, tendo o apoio de outros mutantes e personalidades locais, como Fabian Cortez (capaz de aumentar os poderes de Eric) e o filho do Genengenheiro, se tornando ministros.

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)