[Review] Fábulas Vol. 2 – A Revolução dos Bichos !

F-C3-A1bulas-Vol.-2-A-Revolu-C3-A7-C3-A3o-dos-Bichos-capa
Nome Original: Fables #6 à #10
Editora/Ano: Panini, 2012 (Vertigo, 2003)
Preço/ Páginas: R$18,90/ 132 páginas
Gênero: Alternativo/ Fantasia
Roteiro: Bill Willingham
Arte: Mark Buckingham
Sinopse: Desde que foram deslocadas de suas Terras Natais pelo Adversário, as fábulas não humanas têm vivido na Fazenda – uma grande propriedade no interior de Nova York que as mantêm a salvo dos olhares curiosos do mundo mundano. Mas, depois de centenas de anos de isolamento, a Fazenda foi atingida pelas chamas da revolução instigadas pela retórica inflamável dos Três Porquinhos e Cachinhos Dourados! Só que eles não contavam com uma visita-surpresa de Branca de Neve e Rosa Vermelha, o que pode jogar um balde de água fria em seu plano de libertar as Terras Natais. Se for preciso, eles estão dispostos a silenciar ambas – custe o que custar!
***

Depois de um excelente primeiro volume, onde Bill Willingham apresentou os principais personagens da série e explicou como funciona a Cidade das Fábulas e suas novas “leis”, como a que perdoa o crime cometido antes do exílio, além de outros detalhes interessantes, neste volume ele surpreende por expandir o universo de Fábulas e apresentar a Fazenda, um anexo da Cidade que abriga todas as fábulas não-humanas. Ocorre que tais animais, monstros e outras criaturas fantásticas não estão satisfeitas em ficarem na Fazenda enquanto outras fábulas são “livres” na cidade grande. Branca de Neve e Rosa Vermelha vão à esta outra realidade da Cidade das Fábulas e presencia a “revolução dos bichos”.

F-C3-A1bulas-Vol.-2-A-Revolu-C3-A7-C3-A3o-dos-Bichos-p-C3-A1gina-3Além do título, fica claro a homenagem e inspiração de Willingham no livro A Revolução dos Bichos, publicado em 1945 por George Orwell (mesmo escritor de “1984”). Os líderes da revolução também são porcos (neste caso, os Três Porquinhos) e criticam a opressão das demais fábulas (assim como o descaso) pelos residentes da Fazenda. Elas são obrigadas a permanecer neste lugar por não possuir aparência humana ou não conseguir se disfarçar entre os “mundanos”. E aqui fica um dos trunfos deste segundo volume de Fábulas: de que lado o leitor ficará?

Rosa Vermelha, esperta do jeito que é, se uni aos porcos enquanto Branca foge com o raposo Reynard. Destaque para o realismo das cenas: há mortes, violência, linguajar de todos os tipos e por aí vai. Ninguém está seguro, inclusive a protagonista. Os “porquinhos”, verdadeiros comunistas com ar de mafiosos, recebem o apoio da revolucionária de sangue frio Cachinhos Dourados (casada com Bebê Urso); essa versão dela ficou excelente. Ainda temos Baba Yaga, Coelho Branco, Baguera, Shere Khan e Gato de Botas ao lado de Cícero, Prático e Heitor.

F-C3-A1bulas-Vol.-2-A-Revolu-C3-A7-C3-A3o-dos-Bichos-p-C3-A1ginasAssim como no primeiro volume, tudo é solucionado e o final fica bastante redondo. A relação de Branca e Rosa, que nunca foi das melhores, parece chegar à um final feliz (ou pelo menos irão se igualar). Além de conhecermos melhor a Fazenda, também entendemos sobre a “imortalidade” das fábulas que podem, sim, acabar morrendo (com dificuldade, em caso de contos famosos). Com tantas referências, fica faltando algumas notas por parte da Panini, já que alguns personagens são difíceis de sacar de onde vieram.

O acabamento continua ótimo, apesar de simples: capa cartão e miolo LWC, além das capas originais e vários esboços de James Jean (o capista) e Mark Buckingham (o desenhista), além do próprio Bill Willingham, que também desenha. A primeira edição foi ótima por apresentar as fábulas de sempre em situações inesperadas, mas fugindo do convencional. Essa edição consegue ser melhor e mostrar para onde a série pode caminhar, além de suas principais características. Terminando com a dúvida do leitor que comentei no início, fiquei do lado das fábulas da Fazenda o tempo todo e, mesmo com Branca de Neve tentando acalmar a situação, a decisão de isolá-los é bastante questionável. Afinal de contas, obrigar três gigantes a dormirem pela eternidade, mesmo contra sua vontade, não é totalitarismo demais das fábulas da cidade?

F-C3-A1bulas-Vol.-2-A-Revolu-C3-A7-C3-A3o-dos-Bichos-p-C3-A1gina-2
nota 9,5 k

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)