Direção/ Ano: William Hanna & Joseph Barbera, 1951
The Two Mouseketeers é o 6º curta (de 7) da série Tom & Jerry a faturar o prêmio na Acadêmia, dirigido pela dupla Hanna & Barbera e lançado em 1951. Inspirado no livro Os Três Mosqueteiros (The Three Musketeers) de Alexandre Dumas, esta animação se passa na Paris do séc. XVIII e traz Jerry e Nibbles como os “dois mosqueteiros”, que precisam invadir um castelo guardado por Tom.
Tirando os trajes e ambientação típica, é a clássica e divertida história de Tom & Jerry: temos uma mesa de jantar repleta de comida deliciosa, o ratinho tenta pegar alguma coisa, mas Tom chega e a guerra começa. O interessante é a mudança de ares, saindo da já conhecida casa e explorando outros ambientes, com destaque para o sotaque e algumas frases ditas em francês.
O curta fez bastante sucesso e rendeu outras três “continuações”, formando a tetralogia dos Mouseketeers. O segundo filmes (Touché, Pussy Cat!, de 1954) chegou a ganhar uma indicação ao Oscar de Curta Metragem. Curioso comentar que Nibbles canta a música franco-canadense Aloutte enquanto prepara seu sanduíche, porém essa cantiga só foi surgir décadas depois da linha de tempo na qual a história acontece.
Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.