[Eu Vi] Johann Mouse (Oscar 1953 de Curta Animado) !

.
Nome Original: Johann Mouse
Direção/ Ano: William Hanna & Joseph Barbera, 1952
Roteiro/ Estúdio:  William Hanna & Joseph BarberaMetro-Goldwyn-Mayer
Duração: 8 minutos
Sinopse: Tom aprende a tocar as composições de Johann Strauss para tentar capturar Jerry.

Continuando a série de especiais que reunirá os vencedores desta categoria tão obscura do Oscar, ano por ano. Leia o post [Especial] O Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação para conhecer um pouco da trajetória do prêmio pela Acadêmia e o Índice dos Curtas para os já comentados.

Com várias inovações na própria série (como o uso de narrador e mostrar o rosto das pessoas) Johann Mouse é o 7º e último Óscar ganhado por Tom & Jerry (finalmente!). O título é uma referência ao famoso compositor Johann Strauss, um dos mais renomados da Era Romântica da música. No curta, a dupla está na casa de Strauss numa Viena do séc. XIX e, enquanto o músico toca, Jerry sai de sua toca para dançar e recebe os ataques de Tom.

Acontece que, numa manhã, o músico não está mais lá e, consequentemente, Jerry também não sai mais de sua toca para dançar. Tom, esperto do jeito que é, logo aprende a tocar piano e repete as músicas de Strauss para convencer Jerry à sair. Só que as coisas não sai do modo esperado: os empregados da casa ficam fascinados com a melodia e logo a notícia se espalha, levando a dupla que “toca e dança” até o palácio real para realizar uma apresentação.


A animação é bastante interessante e uma das melhores dentre as 7 que ganhou o prêmio. Também marca uma diferença entre os episódios anteriores: o rosto de todo mundo aparece e não apenas as pernas, como de costume; e também há um narrador que, dentre seu texto, destaque-se “enquanto o gato toca, o rato dança” e a sincera “e é a mesma velha história”. A trilha-sonora traz ótimas composições de Strauss como Tritsch-Tratsch Polka, A Valsa do Imperador, Perpetuum Mobile e a famosa Danúbio Azul.

.
nota 8,5 ;

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)