[Review] X-Men #22 !

[Review] X-Men #22 !

x-men-2322-capa1
Nome Original: X-Men #130; Uncanny X-Men #410; Wolverine #173; X-Men Unlimited #34 e #35
Editora/Ano: Panini, 2003 (Marvel, 2002)
Preço/ Páginas: R$6,00/ 100 páginas
Gênero: Ação/ Super-Herói
Roteiro: Grant Morrison; Chuck Austen; Frank Tieri; Gail Simone; Ken Siu-Chong
Arte: Igor Kordey; Ron Garney; Sean Chen; Jo Chen &Christina Chen; Kevin Maguire
Sinopse: Novos X-Men: Fantomex, Charles Xavier e Jean Grey enfrentam a Arma XII! Fabulosos X-Men: enviados pelo Professor X à Escócia para investigar um fraco sinal mutante, Anjo e sua equipe podem estar prestes a encarar sua última missão. Wolverine: Lady Letal e Omega Vermelho caçam os entes queridos de Logan!
***

X-Men #22 traz algumas novidades para a cronologia e publicação mutante, mas nada que seja muito relevante. Entre elas temos um prelúdio para a série Arma X, novo mix da Panini que, mais tarde, se tornaria a revista Wolverine. O roteirista regular de Fabulosos X-Men passa a ser Chuck Austen e, na história de X-Men Unlimited, participação especial da Jubileu.

x-men-2322-Wolverine-23173Wolverine: inicio de mais um arco pelas mãos de Frank Tieri: Os Arquivos Logan. Lady Letal e Omega Vermelho estão perseguindo e tirando de cena vários amigos do Wolvie, entre eles a dupla Yukio e Amigo, Noturno e o casal Hudson da Tropa Alfa. Nada de muito surpreendente, já que os inimigos do Logan já tentaram 1001 vezes prejudicá-lo através de seus entes queridos. O destaque fica para a revelação de Víndix, que está grávida; e para o prelúdio das mini-séries da Arma X que trará, além do programa homônimo, alguns personagens sumidos em missões sangrentas e escritas por diversos autores, entre ele o próprio Tieri na mini principal (Weapon X).

X-Men-23130-2322Novos X-Men: Jean, Professor X e Fantomex vão ao túnel onde alguns x-men estão presos e ameaçados de morte por Zona, a Arma XII. O destaque fica para o resgate e as cenas finais, será que Jean está desgostosa com Scott? Apesar da arte de Igor Kordey ser alvo de diversas críticas na sessão de cartas, eu até que simpatizava com ela, mas nessa história terei que concordar: ela está bizarra, com algumas expressões que não combinam com uma série mainstream como os X-Men. Um dos membros da equipe que estava no túnel morre, infelizmente. Interessante comentar essa onda de “Arma ‘nº’” que vem ocorrendo: o programa sempre teve importância nas histórias do Wolverine (tanto que ganhará série própria) e agora descobrimos que o “X” significa 10 e, sendo assim, existiram outras “Armas” anteriormente dele e, inclusive, Fantomex é a Arma XIII. Uma confusão.

X-Men-2322-Unlimited-2334X-Men Unlimited: nessa edição, felizmente, não temos dobradinha do Wolverine e sim de X-Men Unlimited. A primeira história é protagonizada pela Jubileu, adorada por vários fans e que não aparece nas principais séries há um bom tempo. Ela, agora dividindo um apê com seu amigo Ângelo (Derme), sonha em se tornar atriz de Hollywood e faz diversos testes com um produtor fajuta e algumas figurações em filmes B. O roteiro é de Ken Siu-Chong (Robotech) e um pouco sem noção, engraçado até; a arte é de Jo &Christina Chen (G-Force & Witchbale), bem cartunesca e com referências à séries como Sailor Moon e The King of Fighters. 

X-Men-2322-Unlimited-2335

A 2ª história também tem haver com cinema e não é menos nonsense que a anterior: uma equipe está filmando um filme sobre os X-Men, trazendo como equipe principal Fera, Kitty, Ciclope, Professor X e Wolverine em seus antigos uniformes. Alguns vilões chegam ao set de filmagens e coloca os atores em risco. Roteiro da Gail Simone (Batgirl) e arte de Kevin Maguire (Já Fomos a Liga da Justiça).

Uncanny-X-Men-23410-2322Fabulosos X-Men: a história abre com o Professor indo visitar um mutante e chamá-lo para a Escola. È estranho ver Charles sem a cadeira de rodas, mas é um típico “novo rumo” para a série, trazendo um personagem jovem para dinamizar a equipe (lembram de Kitty, Jubileu?). “Novo” porque a série recebe um novo roteirista e desenhista a partir deste número: Chuck Austen (Superman: Metropolis) e Ron Garney (Wolverine: Arma X), respectivamente. Particurlamente, estava adorando o ritmo narrativo de Joe Casey e Sean Phillips nos últimos números e foi um pequeno choque essa mudança. A equipe atual (Anjo, Noturno, Homem de Gelo, Câmara, Stacy X) recebem uma nova parceira (Monet, a M) e, logo na primeira missão, sofrem um acidente de avião. Frases como “é vagabunda, mas divertida” (na descrição da Stacy) são um pouco… estranhas. Vamos ver para onde Austen levará a série.

Num balanço geral, X-Men #22 está bacana. Wolverine, apesar de um novo arco, está estagnado e não apresenta nada que surpreenda e X-Men Unlimited traz duas histórias engraçadas. Novos X-Men mantém o ritmo da edição anterior e Fabulosos X-Men tem sua equipe criativa alterada, infelizmente, já que Casey e Phillips estavam fazendo um bom trabalho; se será para o bem ou para o mal, só o tempo dirá. Essa edição foi lançada em Outubro de 2003, mesmo mês em que estreou a mensal Arma X. Agora serão 3 revistas dos mutantes para acompanhar ^^. Em breve ela aparece aqui no blog.

nota 7,0 9
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

comments

Estudante de Artes, consumidor compulsivo de HQs, amante da psicodelia, sonhos, nonsense, teorias da conspiração e colagens. Um mutante. Autor da Central dos Sonhos. + www.filfelix.com.br