[Eu Vi] Quiet Please! (Oscar 1946 de Curta Animado) !

Quiet-Please-tom-jerry-capa
.
Nome Original: Quiet Please!
Direção/ Ano: William Hanna & Joseph Barbera, 1945
Roteiro/ Estúdio:  William Hanna & Joseph BarberaMetro-Goldwyn-Mayer
Duração: 7 minutos
Sinopse: Spike tenta dormir enquanto Tom e Jerry se enfrentam.

Continuando a série de especiais que reunirá os vencedores desta categoria tão obscura do Oscar, ano por ano. Leia o post [Especial] O Oscar de Melhor Curta-Metragem de Animação para conhecer um pouco da trajetória do prêmio pela Acadêmia e o Índice dos Curtas para os já comentados.

.
E Tom & Jerry recebe seu terceiro Oscar consecutivo! Na história, o cão Spike tenta tirar um cochilo e sempre é incomodado pela briga da dupla. Ele dá um último aviso à Tom: se escutar qualquer barulho, irá sobrar pra ele. Jerry, então, começa a jogar lâmpadas, derrubar relógios, estourar bombas, andar com instrumentos musicais e por aí vai. Por sorte, Tom dá um calmante pra Spike e consegue se ver livre do rato importuno…. mas não por muito tempo.

Esse tema ficou bastante comum nos episódios futuros de Tom & Jerry, de cabeça consigo listar alguns como aquele onde a dona da casa não quer ser incomodada, ou outro passado numa loja, sempre explorando o fato de um personagem querer dormir e não conseguir. É engraçado, como de costume, com destaque para a cena onde uma dinamite explode embaixo de Spike. Porém, fica aquela dúvida se trata-se de uma animação merecedora de um prêmio como o Oscar.


Dentre os outros indicados destaca-se Life With Feathers, protagonizado pelo Frajola e Piu Piu; e Donald’s Crime, protagonizado pelo pato Donald numa trama noir. Quiet Please! (Silêncio, Por Favor!, numa tradução livre) marca um dos primeiros momentos onde Tom fala, apesar de não haver créditos para a voz. A próxima animação ganhadora do Óscar é The Cat Concerto, também de Tom & Jerry, fechando o ciclo de 4 vitórias seguidas (de um total de 7 estatuetas).

.
nota 7,5 y

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)