Vencedor do quarto Oscar de Curta Animado, Os Três Gatinhos Órfãos é mais uma produção Disney a levar o prêmio. Na época também estavam concorrendo Who Killed Cock Robin? (Disney) e The Calico Dragon (Metro-Goldwyn-Mayer).
.
Entre os indicados, Três Gatinhos é o mais fraco. Na história, os bichanos são abandonados na neve e correm para dentro de uma casa. Como são curiosos, acabam destruindo tudo, até a hora que a dona os encontra. Impossível não comparar a animação com Tom & Jerry, mesmo tendo sido criada anos antes. Só aparecem as pernas da dona da casa, que é negra (assim como em boa parte dos episódio de Tom & Jerry); a famosa torta de framboesa; as travessuras; e por aí em diante.
Fora isso, não possui nada de mais. Nesse período, pós-Flores e Árvores, todas as “Sinfonias Ingenuas” da Disney utilizam a técnica de cores da Technicolor, além de outras experimentações. Tudo indica que a produtora estava planejando como que iria criar sua obra prima: o primeiro longa metragem animado – Branca de Neve e os Sete Anões. Coincidência ou não, o filme foi lançado em 1937 e, dentre os diretores, está David Hand, o mesmo de Os Três Gatinhos Órfãos.
Voltando à categoria, meu voto seria para Who Killed Cock Robin?.
Ao contrário do vencedor, ele não parece um episódio de série animada e tampouco tenta ser encantador, é um “curta” mesmo. Além de bastante criativo (um pássaro é atingido pela flecha de um misterioso cupido enquanto fazia uma serenata e “morre”, sendo necessário a criação de um júri para descobrir o assassino), possui várias sacadas interessantíssimas, principalmente para a época, como tudo na cidade derivar de aves. Controvérsias a parte (como a atitude dos policiais e outros detalhes), é uma ótima animação, e também da Disney. E The Calico Dragon possui um estilo diferente e inova na caracterização dos personagens no “mundo dos sonhos”.
Os Três Gatinhos Órfãos irá agradar aqueles que gostam e possuem gatos (e eu gosto e tenho 5!), pois os trejeitos dos felinos ficou bastante fiel, como nas cenas da mosca e do piano, sendo um dos pontos altos da animação. É bastante simpático, mas não chega ao ponto de receber um Óscar.
.