Nome Original: Flowers and Trees
Direção/ Ano: Burt Gillett, 1932
Roteiro/ Estúdio: Walt Disney/ Walt Disney Productions
Duração: 8 minutos
Sinopse: Uma árvore malvada, com ciúmes de outras duas árvores apaixonadas, começa um incêndio na floresta. As flores e animais, então, tentam apagar o fogo da forma de puderem.
.
Flores e Árvores faz parte de uma série chamada Silly Symphonies, que reúne diversos curtas de animação produzidos pelo Disney. Apesar de simples, é um desenho encantador e um marco para a animação, considerado o primeiro curta comercial totalmente em cores. Depois dele, todos os outros da série foram em coloridos. Também é o filme que ganhou o primeiro Oscar de Curta Animado. Estreou em 1932 e foi um sucesso comercial e de crítica.
Na história, as flores e alguns animais estão acordando e se preparando para mais uma dia, até que duas árvores começam a dançar apaixonadamente. Uma árvore ranzinza observa a tudo e tenta agarrar a “moça”, sem sucesso. Irritada, ela taca fogo na floresta e resta aos habitantes do lugar tentarem apagar. A animação é bem suave, com movimentos bonitos, principalmente das folhas, e os personagens são cativantes. O cenário é bem detalhado, as imagens lá no fundo também dão o ar da graça. Hoje em dia muitos podem considera-lo bem bobinho, mas vamos lembrar que é um filme de 1932! Imagina a reação do público ao vê-lo naquele tempo, acostumados com os desenhos em preto e branco do Mickey.
A trilha-sonora é excelente, principalmente na sequencia inicial, se encaixando perfeitamente ao tema sereno da história e nos momentos mais tensos. No Brasil, ele foi lançado na coletânea Sinfonias Ingênuas, ao lado de outros curtas da série.
Voltando ao Oscar, a categoria de curta animado estreou em 1932 e deu à Flores e Árvores o primeiro troféu. Também foram indicados Mickey’s Orphans (Disney) e It’s Got Me Again! (Warner). A vitória se deu, principalmente, pela inovação no uso da Technicolor, pois os outros dois são em preto e branco. Mesmo assim, fico na dúvida se Mickey’s Orphans não deveria ter sido o vencedor, pois é igualmente ótimo, num curta onde Mickey e Minnie recebem uma cesta cheio de gatinhos abandonados, na noite de natal, e as pestinhas começam a destruir a casa, assistam que é bastante divertido. Nesse mesmo ano Disney recebe um Oscar honorário.
Como não possui diálogos, Flores e Árvores é um musical acessível à todo mundo. Recomendo bastante, principalmente para quem gosta de animação e história do cinema.
Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.
Curtir isso:
Curtir Carregando...
Você também vai gostar!
Comments
comments