[Review] Birds !

gustavo-duarte-birds-capa1
Editora/Ano:Independente, 2011
Preço/ Páginas: R$12,00/ 36 páginas
Gênero:Comédia
Roteiro/ Arte: Gustavo Duarte
Sinopse: dois irmãos pássaros, donos do escritório de contabilidade Palhares & Palhares, chegam à empresa para mais um dia de trabalho. No entanto, uma visita inesperada vai fazê-los encarar o seu pior pesadelo.
.
Birds é o terceiro álbum de Gustavo Duarte, artista independente, caricaturista e chargista do jornal Lance!. Sua estréia nas HQs foi em 2009, com o lançamento de Có!, já em 2010 lançou Táxi. Agora em 2011 o autor lançou Birds. Os três títulos possuem em comum, além do preto e branco, o fato de possuir personagens animais e não utilizar nenhum balão, ou seja, nenhum diálogo ou onomatopéia, podendo ser lido por qualquer um, de qualquer lugar. Algo bem pensado, pois assim o autor pode expor sua obra em outros países, como já vem fazendo. Birds foi lançado na San Diego Comic-Con, um dos maiores eventos do gênero.
.
Em relação ao título anterior (Táxi), Birds está num formato maior e a qualidade gráfica permanece, num álbum com capa cartão, por volta de 36 páginas. Infelizmente, as páginas não foram numeradas e também não há introdução.
 
birds-gustavo-duarte-p-25C3-25A1gina
Fora isso, Birds é uma diversão quase que perfeita. Devido não ter falas, a leitura é rápida e prazerosa, ficando ainda melhor numa segunda vez. A arte é cheia de detalhes e referências, passando despercebidos numa primeira leitura, exigindo uma segunda, além de ser muito bem fluída e a concepção de cenários excelentes.
.
Duarte nos conta a história de duas aves que trabalham na empresa Palhares & Palhares que, num fatídico dia, são perseguidos pela Morte dentro do prédio. Há ótimos momentos, onde os protagonistas se assustam e nos fazem rir, em grande parte por conta de suas expressões exageradas e o humor negro. Seria muito interessante ver Birds adaptado para um curta de animação.
.
É menos nonsense que sua HQ anterior (Taxi), porém mais engraçada e descomprometida. Devido à fama que o autor já ganhou nas HQs, com suas histórias mudas e divertidas, o leitor ficará mais exigente daqui em diante, esperando sempre mais do criador. Esperamos que a fonte de criatividade de Gustavo Duarte nunca acabe e que continue lançando ótimos quadrinhos, representando muito bem o cenário nacional. Até o momento suas HQs permanecem independentes, mas em breve isso irá mudar, conforme notícia mais abaixo. 
 
birds-gustavo-duarte-p-25C3-25A1gina-2
Destaque para a cena final, amarrando alguns mistérios da história e fazendo o leitor pensar e rever o que foi lido, muito bom! A representação da Morte e seus surgimentos são os melhores, principalmente na primeira vez, muito hilário. Por ser uma HQ independente, você pode encontrá-la para venda em lojas especializadas ou pelo site do próprio autor, que já faturou troféus do HQ Mix. Resta aguardar 2012 e ver o que Gustavo Duarte irá lançar.
nota 9,0 b
* Enquanto isso, foi anunciado que o autor irá participar de Graphic MSP, uma série de graphic novels com os personagens de Maurício de Souza, nos traços de diversos artistas. Duarte fará a do Chico Bento, conforme imagem abaixo. Além disso, o autor anunciou que irá lançar seu primeiro livro pela Quadrinhos na Cia. !
chico-bento-gustavo-duarte

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)