[Eu Vi] RED – Aposentados e Perigosos !

red-aposentados-e-perigosos-capa-filme
Nome Original: RED
Direção/ Ano: Robert Schwentke, 2010
Duração: 111 minutos
Atores: Bruce Willis, Morgan Freeman, John Malkovich, Helen Mirren
Sinopse: Frank Moses (Bruce Willis) é um ex-agente da CIA, hoje aposentado, que tenta levar uma vida normal. Ele está interessado por Sarah (Mary-Louise Parker), com quem volta e meia conversa ao telefone, apesar de ainda não conhecer pessoalmente. Um dia, a casa de Frank é atacada por agentes da CIA. Sem saber o que está acontecendo, ele deduz que logo perceberão sua ligação com Sarah e parte para protegê-la. Para entender o porquê de ter sido atacado, Frank precisará da ajuda de seus antigos companheiros Joe (Morgan Freeman), Marvin (John Malkovich) e Victoria (Helen Mirren), todos também aposentados.
 
RED – Aposentados e Perigosos é uma adaptação da HQ de mesmo nome, já analisada aqui no blog. Como de costume em adaptações, algumas coisas ficam fiéis ao original, outras nem tanto. No caso deste filme, apenas um sopro do tema principal da HQ se manteve e todo o resto foi recriado. Mas ao contrário de outros filmes que foram pelo mesmo caminho, como Mulher-Gato, as mudanças foram para melhor.
  
red-aposentados-e-perigosos-filme-cena
Para quem leu a HQ, pode perceber que a sequencia inicial é bem parecida com a dos quadrinhos, mas as semelhanças param por aí. A música e a atuação dos atores já revelam que a história está voltada mais à comédia do que à seriedade, como na HQ. Tudo é bem exagerado e irônico. Se não fosse pelo título e alguns detalhes, RED poderia ter qualquer outro nome, sem nenhuma ligação à HQ. O filme possui um ótimo elenco, com Bruce Willis (Duro de Matar), Morgan Freeman (Um Sonho de Liberdade), John Malkovich (Império do Sol) e Helen Mirren (A Rainha), interpretando os quatro agentes aposentados procurados pela CIA, tentando sobreviver no meio de muitos tiros, bombas e piadas. As cenas de ação são ótimas, assim como na HQ. Ok, não tão violentas, mas divertidas.
  
Red_Movie_Image_John_Malkovich_Morgan_Freeman
O filme, como um todo, é bom. Quem gosta de ação irá adorar, mas é difícil criar um elo com a HQ, principalmente para quem já leu e espera assistir uma adaptação, no mínimo, aceitável. Até o nome do personagem foi alterado, de Paul Moses para Frank Moses, entre muitas outras. Mas esquecendo a HQ um pouco, podemos curtir RED – Aposentados e Perigosos. A adição de outros agentes aposentados e um tanto quanto sem noção, como o papel de John Malkovich, ou a vontade de matar de Helen Mirren, tornam o filme mais amplo e até mais “coerente”, à seu modo, claro.
 
RED
Para quem ainda não viu, recomendo assistirem, pois é um bom filme de ação e com pitadas de comédia, principalmente no exagero das cenas com metralhadoras e bombas pra todo lado. Para quem leu a HQ, é melhor assistir sem esperar muito, pois pouco é mantido do original. O filme consegue superar o original em alguns aspectos, por conseguir se aprofundar mais em alguns temas e personagens, já que na HQ a história ficou bem superficial. Infelizmente, houve muitas mudanças.
 
red-aposentados-e-perigosos-filme-cena-3
nota 7,5 i

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)