
CONCEITOS DA CENTRAL
Como nasce um sonho, por que geralmente esquecemos e para onde eles vão?
Como a Central dos Sonhos é um ecossistema equilibrado, ela possui um sistema de reciclagem da matéria onírica pra dar conta de todos os sonhos que brotam diariamente.
E os Coletores são peças fundamentais nesse processo. Eles fazem a poda, colheita e digestão dos nossos sonhos esquecidos, reciclando a matéria.
E vamos esquecendo por diversos motivos! Sonhos também podem ser implantados (como os premonitórios, por exemplo).
Somente os Coletores recolhem Flores-Sonho. A maioria das criaturas possuem corpo de tecido e são costuradas, caso alguma outra seja pega roubando um sonho (pois é uma iguaria no submundo da Central), ela pode ser sentenciada à Descostura!
Ajude a Espiral a girar!

1 – A GERMINAÇÃO
Ao dormir, nossa mente é transportada para os Campos da Central dos Sonhos. E dessa representação da mente brotam Flores, cada qual com um sonho acontecendo dentro, devidamente etiquetada.
Também podem ser inseridas por Agentes da Central.
Enquanto o sonho está vivo, o núcleo da Flor permanece aceso e brilhando. Ao se apagar, a Flor murcha e é o momento de ser colhida.

2 – A COLHEITA
Diversos fatores podem contribuir para que um sonho se apague e seja esquecido pela pessoa. Fatores externos como cansaço, stress e uso de medicamentos ou fatores inconscientes como mecanismo de defesa são alguns deles.
Os Coletores que trabalham nos Campos são responsáveis por podar, colher e ingerir as Flores-Sonho que murcham. São os únicos permitidos pela Matriz Criadora a fazer isso. Criaturas que roubam sonhos podem ser sentenciados à Descostura.

3 – A RECICLAGEM
A Central dos Sonhos funciona como um ecossistema em perfeita harmonia.
Os Coletores de Máscara Amarela se alimentam dos Sonhos esquecidos, digerindo e processando a matéria onírica, deixando-a utilizável novamente. Ao término do processo, novas Flores brotam em seus corpos, podendo ser utilizadas novamente ou devolvidas à Matriz Criadora (a implacável fonte de energia da Central, a primeira e mais forte das criaturas).

APRENDENDO ONIRÍ

Descubra a Central dos Sonhos

Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.