Desenhando Zumi Barreshti: Sopa de Pedra – Boletim Central dos Sonhos #3

*Newsletter enviada originalmente em 24/03/2021, se inscreva aqui para receber os boletins sempre em primeira mão =D

Atualização Agosto/ 2021: Zumi Barreshti já está a venda por R$39,90 (frete grátis). Garantindo seu exemplar, você recebe o livro autografado por mim e com um postal da Central dos Sonhos. Compre o seu aqui!

Olá, onironautas! Como estão?

Eita, que essa edição do Boletim Central dos Sonhos tava enrolada pra sair, hein? Tudo anda meio corrido por aqui, além de toda a situação que estamos passando no país, inclusive fiquei um pouco afastado das redes sociais durante um tempo, então espero que todos estejam bem!

Em janeiro recebi um convite super especial da Paula Giannini, minha parceira do blog Os Imaginários: ilustrar seu próximo livro infantil! Fiquei extremamente feliz e honrado pela confiança. A Paula é dramaturga, escritora, atriz e já publicou dois livros infantis. Nos conhecemos através do Entre Contos e desde então mantemos a amizade, assim como já tive o prazer de vê-la atuando! Então quando recebi o convite, imaginem… além de feliz, também fiquei com medo!

Capa e contra-capa!

Zumi Barreshti: Sopa de Pedra é uma história linda sobre diversidade e respeito, nos levando numa viagem pelos costumes ciganos, assim como de outros povos que ajudaram a formar nosso Brasil. É por ela que conhecemos Nuno, um menino cigano que só quer saber de um presente em seu aniversário de 7 anos: uma pedra. Mas não uma pedra comum, mas uma pedra especial! É com ela que Nuno fará sua “Sopa de Pedra”, partindo numa jornada conhecendo outras crianças, reunindo outros ingredientes. O livro é fruto da pesquisa da Paula sobre o povo cigano e sua participação na formação do Brasil, utilizando da lenda da Sopa de Pedras, cuja origem vem das histórias ciganas passadas de geração em geração, como símbolo de tudo isso.

Mas e o medo, Fil? Bom, primeiro que Zumi Barreshti é meu primeiro grande projeto, então não sabia se iria conseguir entregar os desenhos dentro do prazo (curtooo) e se ficariam bons, à altura do texto da Paula! Tudo foi muito novo pra mim: criação de personagens, identidade visual, disposição do texto na página, mudanças de percurso, prazos… E por lidar com povos e etnias diferentes, também a preocupação de não transformar nada numa caricatura. E felizmente, acredito que tenha dado tudo certo! Desenhei cerca de 20 ilustrações que ocupam duas páginas. O livro, que já está pronto e será o primeiro lançamento da editora Palco das Letras, conta com 44 páginas e traz apresentação da Paula Giannini e um glossário com a tradução de palavras em romani (a língua dos ciganos) para enriquecer essa aventura. Amauri ErnaniClaudio Iovanovitchi e Neiva Camargo Iovanovitchi (que são dois artistas ciganos), também estão envolvidos na produção e pesquisa, além da revisão da Claudia Angst.

E como já vamos entrar na pré-venda, gostaria de compartilhar com vocês o processo de criação de algumas das ilustrações. Das primeiras ideias ao resultado final, mostrando um pouco do que rolou aqui na Central dos Sonhos nessas últimas semanas. Claro, sem nenhum spoiler da história!

O protagonista Nuno foi o primeiro a ser criado, passando por alguns testes e alterações.
De início, pensei em deixá-lo azul, trabalhar com tons de pele mais psicodélicos. Mas mudei de ideia.
Um dos pontos mais interessantes na história da Paula é o uso de símbolos como a Lua, o Sol e as Estrelas representando algumas personagens. A passagem do tempo, do dia para a noite, também é algo importante. E um dos primeiros esboços foi como deixar essa transição bastante evidente, então pensei em, literalmente, usar uma divisão, conversando com a história. Uma das ilustrações que mais gostei de fazer e que mantive bastante fiel à primeira ideia.
Um dos primeiros ingredientes que Nuno pega para sua sopa é uma mandioca dada pelo índio Guirá. No esboço pensei em mostrar a entrega de maneira literal, mas depois achei melhor utilizar ainda da forma de pássaro da página anterior, deixando mais gráfico e onírico. Que acharam?
Como comentei, o símbolo dos astros são muito importantes no desenvolvimento da história, como o caso da Najima e as estrelas. Desde o primeiro esboço pensei nela usando um hijab estrelado, combinando com sua origem. O resultado final ganhou ares mais surreais, também uma das minhas preferidas.
E aqui é o segundo momento de transição do tempo, quando a noite volta a virar dia!  As linhas que descem objetos também é algo que gostei de incluir, dando uma teatralidade às cenas. Tirei os textos e cortei algumas partes das ilustrações finais pra não dar spoilers! 😀

Ah, o blog literário Os Imaginários e a Coluna Asas da editora Caligo também voltaram de férias e continuarei participando dos dois em 2021! Recomendo fortemente que vocês visitem ambos, pois tem uma galera de peso escrevendo por lá e dezenas de artigos interessantes sobre o mundo da literatura, do cinema e do teatro. Agora em março escrevi Do Rascunho ao Desenho Final: Lidando com Expectativas e Frustrações para Os Imaginários. E para a Coluna Asas escrevi Há um Morcego Pairando Gotham City em fevereiro e Protagonismo feminino em 4 HQs Nada Convencionais em março. Lembrando que uma vez ao mês eu apareço neles falando sobre quadrinhos e arte no geral! E por falar em HQs, retomei a leitura e a produção das reviews lá no site, confira a sessão de últimas reviews e confira comentários sobre a revista da Batwoman, Aquaman, X-Men e mais!

E pra não dizer que não falei das flores… teve a primeira mandala de 2021 também! Lá no Instagram comento um pouco mais sobre ela e o esquema de camadas. Espero que todos tenham tido um ótimo início de ano e, se puderem, fiquem em casa. A Covid está aí e numa onda pior que antes. Algumas coisas aqui da Central atrasaram um pouco, como a nova versão dos chás, mas por um bom motivo.

Mandala desmembrada.

Nos vemos em breve!

– Fil Felix

*Newsletter enviada originalmente em 24/03/2021, se inscreva aqui para receber os boletins sempre em primeira mão =D

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)