[Review] Pato Donald: A Noite das Bruxas!

Arcos Principais: A Noite das Bruxas (Trick or Treat).
Publicação Original/ Brasil: Donald Duck #26 (Walt Disney, 1952)/ As Obras Completas de Carl Barks #31 (Editora Abril, 2007).
Roteiro/ Arte: Carl Barks.

***

Sei que estou um pouco atrasado para o Halloween (que foi semana passada), mas vamos aproveitar que hoje é Sexta-Feira 13 e comentar aqui um quadrinho que eu estava há tempos querendo ler: A Noite das Bruxas; a adaptação do curta animado de mesmo nome, escrita pelo Carl Barks em 1952 e protagonizada pelo Pato Donald. Review especial com poucos spoilers!

A NOITE DAS BRUXAS

Carl Barks é considerado um ícone dentro dos quadrinhos Disney, apelidado de “O Homem dos Patos” por ter sido responsável por criar personagens como Tio Patinhas, Maga Patalójika e Professor Pardal ao longo de 25 anos escrevendo e desenhando o universo Disney. No Brasil, assim como em outros países, as editoras já compilaram todo seu material em “edições definitivas”, e a história que vamos comentar saiu pela primeira vez na íntegra e sem cortes por aqui em As Obras Completas de Carl Barks #31, lançado pela Editora Abril em 2007.

Só contextualizando, em 1952 a Disney lançava o curta Donald Duck: Trick or Treak, uma animação especial de dias das bruxas. Ela pediu, então, para que Carl Barks criasse uma versão adaptada do curta para os quadrinhos, trabalho que ele aceitou e produziu, tendo a liberdade de acrescentar diálogos e outras cenas. Em “A Noite das Bruxas”, como ficou conhecida, temos a Bruxa Vanda se unindo a Huguinho, Zezinho e Luizinho num plano de perturbar o Donald e roubar seus doces, já que o pato ranzinza não facilita e só prega travessuras em quem toca sua campainha.

A versão de Barks, porém, acabou sofrendo alguns cortes na edição final: desde cenas inteiras (como a do Ogro) até mesmo a sequência de abertura, que era protagonizada pela Bruxa Vanda, já que a editora acreditou que demorava muito para aparecer um personagem pato (que deveria estar já na primeira página). Essa versão com cortes foi o lançamento oficial, sendo publicada aqui no Brasil em 1976, 1983, 1993 e 2000. E apesar da versão completa, com as cenas cortadas, já estar em circulação há algum tempo, ela chegou aqui no Brasil em 2007 em As Obras Completas de Carl Barks #31, inclusive estampando a capa do volume e com uma matéria explicando todo esses bastidores que comentei.

Mas voltando para a história em si, um ponto interessante a se comentar é que a Bruxa Vanda também é conhecida por Reizel , além da sua vassoura levar o nome de Belzebu! Hilário! Ela não é propriamente uma vilã na trama, preferindo ajudar os sobrinhos a pertubarem e conseguirem alguns doces do tio. E eles tentam de tudo: poções, feitiços, dão vida a objetos, a própria Bruxa se transforma numa pata bonita para tentar seduzí-lo. Os desenhos do Barks lembram muito o desenho animado, inclusive não há tantos diálogos e mesmo assim dá pra entender as cenas só de bater os olhos.

Talvez pelo nome que Carl Barks carrega, eu esperava um pouco mais dessa história. Mas o que fez o nome do autor foi as histórias de grandes aventuras e jornadas, enquanto A Noite das Bruxas traz um especial temático, ainda inspirado num curta animado, que apesar de momentos muito engraçados (a cena da bruxa como pata, por exemplo), segue muito o formato de desenhos da TV, principalmente com as inúmeras tentativas deles de invadirem a casa do Donald. E sendo assim, a versão do curta ainda mantém seu charme e graça. Mas ainda continua uma leitura agradável e divertida, além de ser um clássico do Halloween (as fantasias dos sobrinhos são icônicas). E também tem todo esse background de como foi criada. E é importante ressaltar que trata-se de uma história de 1952! Ou seja, quase 70 anos desde sua publicação e ainda assim mantém seu frescor e envelheceu super bem, algo muito difícil de se ver, por exemplo, nos quadrinhos de super-heróis publicados nesse período.

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)