Encontre-se #06: Ocupando a Mente no Isolamento Social!

Encontre-se: toda semana dicas de meditação, yoga, sonhos e outros assuntos relacionados à Central dos Sonhos para auxiliar no seu #EspaçoDeMeditação. Postado primeiro lá no Instagram, siga a página!

*

Olá, pessoal! O que estão fazendo pra não pirar nessa quarentena?

O tema dessa semana na coluna Encontre-se é sobre a dificuldade de passar pelo isolamento social mantendo a mente ocupada. Engraçado como sempre queremos uma folga pra ficar em casa ou aquele feriado prolongado para descansar, mas agora que estamos obrigados a permanecer em casa, a situação parece até desesperadora. Com pouco ou nenhum contato pessoal, sem a rotina do trabalho e muitas dúvidas sobre o que será das próximas semanas, é extremamente importante nos ocuparmos com coisas boas! Iniciar um projeto, criar uma lista de livros pra ler, organizar um clube de leitura, montar um blog, cozinhar… tudo é válido.

OCUPANDO A MENTE NO ISOLAMENTO SOCIAL

Eu mesmo tento me ocupar com a escrita ou ilustrações, na tentativa de evitar aquela fadiga e vontade de permanecer na cama o dia todo, alimentando o desânimo e tristeza. Nem sempre é fácil. Estamos cercados de noticiários e as vezes o excesso de informação, principalmente de tragédias e contagem de vítimas que estão sendo feitas devido ao Coronavirus, faz com que nossa energia fique lá embaixo. É fundamental se manter atualizado, mas também saber filtrar o que vemos ou lemos.

Acredito que essa quarentena nos ensinará a gostar daquilo que geralmente mais evitamos: rotina. Se mantenha bem e em casa! Ocupe a mente e não pire.

As fotos de fundo dos 3 quadros foram tiradas aqui em São Paulo ontem (29/03/20), na minha rua e no terminal Tucuruvi. Retratam como as ruas e lugares estão ficando desertos.

TRANSCRIÇÃO DOS QUADROS (IMAGENS)

Para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, o isolamento social é necessário para diminuir o fluxo de transmissão entre as pessoas. Mas ficar em casa, sem a rotina do trabalho, sem contato pessoal, sem perspectiva ou certezas para as próximas semanas e o excesso de informação podem gerar ansiedade, tristeza, angústia e medo. Em tempos de quarentena, principalmente para quem pode ficar em isolamento, é de extrema importância ocupar a mente e cuidar da saúde mental e espiritual.

Trabalhar o equilíbrio emocional é ideal para sobreviver aos dias de quarentena. O Yoga nos ensina a ficar no aqui e agora, a trazer nossa atenção para nós mesmos, meditando e refletindo tanto o individual quanto o coletivo, assim como o distanciamento daquilo que nos prejudica. Sugestões e caminhos que muitos foram forçados a percorrer no último mês e para os quais não estavam preparados.

A meditação é uma das principais formas de acalmar a mente, de tentar organizar o acúmulo de informações que recebemos diariamente. Para quem está em casa, descubra o poder da rotina! Ter horários certos para acordar, se alimentar, praticar um exercício e para o lazer são essenciais. Dar início ou continuidade a um projeto pessoal, seja ler um livro novo ou criar um blog, também ajuda a ocupar a mente, atuando com metas próprias que facilitarão passar por essa fase tão difícil. O importante é ter esperança, confortar o próximo e não pirar.

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)