[Especial] Pateta: As Confusões Natalinas e Outras Histórias!

Arcos Principais: As Confusões Natalinas (Pippo e le ricerche per le feste), Presente-Suspense (Gambadilegno e il regalo sospeso) e O Mistério Ciclístico (Topolino, Pippo e il mistero a pedali).
Publicação Original/ Brasil: Topolino #2613, #3187 e #2747 (Walt Disney, 2005, 2016 e 2008)/ Pateta #80 (Abril, 2017).
Roteiro/ Arte: Silvia Gianatti, Matteo Venerus e Sergio Cabella / Carlo Limido, Renata Castellani e Sergio Cabella.

As Disney desse mês estão temáticas de Natal e Fim de Ano, aproveitei pra alinhar minha leitura e pegar todas. Na edição do Pateta temos três histórias italianas e inéditas, sendo duas de Natal: a primeira é As Confusões Natalinas de 2005, estrelando Pateta e os sobrinhos Chiquinho e Francisquinho; seguida da interessante Presente-Suspense de 2016, com o João Bafo de Onça; terminando com O Mistério Ciclístico de 2008, com o Pateta e o Mickey usando a Máquina do Tempo do Zapotec. Review especial sem spoilers!

AS CONFUSÕES NATALINAS

Essa primeira história é escrita por Silvia Gianatti e com desenhos de Carlo Limido. Nela, os sobrinhos Chiquinho e Francisquinho fazem uma banca de objetos usados para venderem no Natal, recolhendo relíquias de alguns vizinhos. E ninguém mais que o Pateta pra guardar coisas em seu porão, né? Assim, o atrapalhado entrega uma bandeja. Porém, dias depois, um tio dele vem a cidade e quer essa tal bandeja de volta, só que ela já foi vendida. É uma aventura engraçada, com os três indo de um lugar ao outro atrás do objeto, que vai se revelando uma coisa nova a cada página, com destaque para os parentes dos Pateta que vão surgindo, além de alguns detalhes, como um dos sobrinhos se apaixonando por uma garotinha!

PRESENTE-SUSPENSE

Essa história é estrelada pelo João Bafo de Onça e é praticamente muda, seguindo um molde mais francês, digamos assim, com o vilão estando a cara do Botina do Chapolim, aquele interpretado pelo ator do Sr. Barriga! E ainda com boina e tudo. Foi escrita por Matteo Venerus e desenhada por Renata Castellani, com destaque para as transições de cena e em como retratou cada coisa, praticamente sem falas, só com algumas chamadinhas. Nela, João passeia pela rua e é tomado pelo espírito natalino, querendo doar um brinquedo, mas ficando curioso pra ver quem vai pegá-lo. Tem vários momentos cômicos e, além de ter só ele na história, foge um pouco de como estamos acostumados a ver o Bafo, mostrando um outro lado dele. Um conto muito bom!

O MISTÉRIO CICLÍSTICO

Escrita e desenhada por Sergio Cabella, O Mistério Ciclístico traz Mickey e Pateta passeando de bike, conversando sobre espírito competitivo e amizade, quando são chamados pelo Zapotec pra resolverem um problema. Os dois precisam voltar ao passado, usando a Máquina do Tempo, pra uma corrida lendária de bicicletas, a fim de registrar o momento em que os ciclistas Guidon e Marc Pedal se ajudam quando o pneu de um deles é furado. Um ponto que reparei, e que acho bem engraçado, são os habitantes “pessoas” de Patópolis, todos são bem cômicos com aqueles narizes. Mesmo no passado, com os dois vestidos a caráter, acabam encontrando um sósia do Bafo! Cabella também entrega os desenhos mais bonitos entre as três, com panoramas e cenas cheias de gente bem detalhadas. Uma edição bem divertida da Pateta, com destaque para a história muda de Presente-Suspense, que realmente foi uma surpresa no mix, adorei, seguindo um estilo incomum de se ver nesses gibis.

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)