[Especial] Pateta: As Confusões Natalinas e Outras Histórias!

[Especial] Pateta: As Confusões Natalinas e Outras Histórias!

Arcos Principais: As Confusões Natalinas (Pippo e le ricerche per le feste), Presente-Suspense (Gambadilegno e il regalo sospeso) e O Mistério Ciclístico (Topolino, Pippo e il mistero a pedali).
Publicação Original/ Brasil: Topolino #2613, #3187 e #2747 (Walt Disney, 2005, 2016 e 2008)/ Pateta #80 (Abril, 2017).
Roteiro/ Arte: Silvia Gianatti, Matteo Venerus e Sergio Cabella / Carlo Limido, Renata Castellani e Sergio Cabella.

As Disney desse mês estão temáticas de Natal e Fim de Ano, aproveitei pra alinhar minha leitura e pegar todas. Na edição do Pateta temos três histórias italianas e inéditas, sendo duas de Natal: a primeira é As Confusões Natalinas de 2005, estrelando Pateta e os sobrinhos Chiquinho e Francisquinho; seguida da interessante Presente-Suspense de 2016, com o João Bafo de Onça; terminando com O Mistério Ciclístico de 2008, com o Pateta e o Mickey usando a Máquina do Tempo do Zapotec. Review especial sem spoilers!

AS CONFUSÕES NATALINAS

Essa primeira história é escrita por Silvia Gianatti e com desenhos de Carlo Limido. Nela, os sobrinhos Chiquinho e Francisquinho fazem uma banca de objetos usados para venderem no Natal, recolhendo relíquias de alguns vizinhos. E ninguém mais que o Pateta pra guardar coisas em seu porão, né? Assim, o atrapalhado entrega uma bandeja. Porém, dias depois, um tio dele vem a cidade e quer essa tal bandeja de volta, só que ela já foi vendida. É uma aventura engraçada, com os três indo de um lugar ao outro atrás do objeto, que vai se revelando uma coisa nova a cada página, com destaque para os parentes dos Pateta que vão surgindo, além de alguns detalhes, como um dos sobrinhos se apaixonando por uma garotinha!

PRESENTE-SUSPENSE

Essa história é estrelada pelo João Bafo de Onça e é praticamente muda, seguindo um molde mais francês, digamos assim, com o vilão estando a cara do Botina do Chapolim, aquele interpretado pelo ator do Sr. Barriga! E ainda com boina e tudo. Foi escrita por Matteo Venerus e desenhada por Renata Castellani, com destaque para as transições de cena e em como retratou cada coisa, praticamente sem falas, só com algumas chamadinhas. Nela, João passeia pela rua e é tomado pelo espírito natalino, querendo doar um brinquedo, mas ficando curioso pra ver quem vai pegá-lo. Tem vários momentos cômicos e, além de ter só ele na história, foge um pouco de como estamos acostumados a ver o Bafo, mostrando um outro lado dele. Um conto muito bom!

O MISTÉRIO CICLÍSTICO

Escrita e desenhada por Sergio Cabella, O Mistério Ciclístico traz Mickey e Pateta passeando de bike, conversando sobre espírito competitivo e amizade, quando são chamados pelo Zapotec pra resolverem um problema. Os dois precisam voltar ao passado, usando a Máquina do Tempo, pra uma corrida lendária de bicicletas, a fim de registrar o momento em que os ciclistas Guidon e Marc Pedal se ajudam quando o pneu de um deles é furado. Um ponto que reparei, e que acho bem engraçado, são os habitantes “pessoas” de Patópolis, todos são bem cômicos com aqueles narizes. Mesmo no passado, com os dois vestidos a caráter, acabam encontrando um sósia do Bafo! Cabella também entrega os desenhos mais bonitos entre as três, com panoramas e cenas cheias de gente bem detalhadas. Uma edição bem divertida da Pateta, com destaque para a história muda de Presente-Suspense, que realmente foi uma surpresa no mix, adorei, seguindo um estilo incomum de se ver nesses gibis.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

comments

Estudante de Artes, consumidor compulsivo de HQs, amante da psicodelia, sonhos, nonsense, teorias da conspiração e colagens. Um mutante. Autor da Central dos Sonhos. + www.filfelix.com.br