Nome Original: Weapon X #11; Mystique #8; Wolverine/ Captain America #2
Editora/Ano: Panini, 2004 (Marvel, 2003)
Preço/ Páginas: R$4,90/ 76 páginas
Gênero: Ação/ Super-Herói
Roteiro: Frank Tieri; Brian K. Vaughan; R. A. Jones
Arte: Georges Jeanty; Michael Ryan; Tom Derenick
Sinopse: Arma X: com a traição do Agente Jackson, Nathan e o Submundo conseguem a chance de que precisavam para se infiltrar no complexo do Arma X. Mística: a espiã mais perigosa do mundo. A cidade mais perigosa do mundo. A arma mais perigosa do mundo. Precisa dizer mais? Wolverine & Capitão América: mesmo mortalmente ferido, Logan precisa ajudar o Sentinela da Liberdade e Warbird a deter a Contingência.
***
Arma X tenta fazer um resumão dos personagens nessa edição, enquanto Mística enfrenta o preconceito de Joanesburgo e Capitão América & Wolverine lutam com Êxtase.
Arma X: Frank Tieri tenta fazer um panorama geral da série, situando alguns personagens que não apareceram mais como Jeffries, o “Forge” deles, que continua criando robôs pensando que são para o bem; e Mesmero, que perdeu os poderes e se tornou “descartável”. Descobrimos que Agente Jackson agora está do lado de Cable, vamos ver até quando… O ponto alto talvez seja a briga entre Lavagem e o Diretor, que não acaba nada bem. Falando no Diretor, ele acabou sendo perdoado pela Aurora, depois de lhe meter a mão na cara -_-. Ela tá se saindo uma bela banana.
Mística: segunda parte deste novo arco, Raven vai à Africa do Sul tentar pegar mostras de uma variação mutante da Varíola. Em todo momento o roteirista deixa claro que Joanesburgo é uma das cidades mais perigosas do mundo, e Mística já percebe o preconceito e racismo local logo ao tentar pegar um taxi. Sua missão não termina muito bem, e os misteriosos Silencioso e Hospedeira continuam nas brumas. Detalhe para a cena em que Raven e Hospedeira saem nos tapas xingando uma à outra de “vadia”, “vagabunda” e afins ^^.
Capitão América & Wolverine: essa série é mais uma daquelas típicas do Logan. O primeiro capitulo foi bem pão com ovo e nessa segunda parte o mutante junto dos Vingadores Capitão América e Warbird enfrentam os lacaios da Êxstase e perdem feito amadores. E o engraçado é que termina exatamente igual à última edição, com Wolverine “à beira da morte”. Há muita dramatização pra nada. Sério que a Panini tirou a série da Emma Frost pra isso?
Enfim, essa série nova não tem nada interessante, é a velha porradaria de heróis pra salvar o mundo de alguma coisa. Já Arma X e Mística mantém o interesse, apesar de também não ser os mais originais possíveis.
Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.