[Review] #sobreontem !

#sobreontem

Nome Original: #SOBREONTEM
Editora/Ano: Independente, 2013
Preço/ Páginas: R$8,00/ 36 páginas
Gênero: Alternativo
Roteiro/ Arte: Gabriel Bá, Fábio Moon, Laerte, Rafael Albuquerque, Rafael Grampá, Orlando Pedroso, Kako, Rafa Coutinho, Fido e Zed Nesti, Bruno D`Angelo, Renato Guedes, Danilo Beyruth, João Montanaro, Murilo Martins, Amilcar Pinna, Davi Calil, Rafael Correa e Alexandre Teles.
Sinopse: projeto de ilustrações e quadrinhos realizado por diversos artistas em apoio às manifestações que ocorrerem em Junho no Brasil.

***

Em junho deste ano o Brasil presenciou uma das maiores manifestações dos últimos tempos, com o Movimento Passe Livre tomando as ruas das principais capitais do país. Apesar do motivo principal ter sido o aumento de R$0,20 na passagem do transporte público de São Paulo, havia muito mais por detrás de cada manifestante: as péssimas condições do transporte, a educação precária, o sistema de saúde que não funciona, a corrupção e por aí vai. Ficou famoso, então, o jargão “não é só pelos 20 centavos”.

#sobreontem davi calil

As manifestações tiveram seu ápice em 13/06/2013, quando os policiais trataram os manifestantes de forma bruta e irracional, atirando balas de borracha e gás de efeito moral à torto e à direito. Muitas pessoas ficaram feridas e outras foram presas por “formação de quadrilha”. Nesse mesmo período, os irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon tiveram a ideia de reunir um time de excelentes quadrinistas e ilustradores para criar uma revista independente que retratasse tudo isso. E assim nasceu “#sobreontem”.

Mais que avaliar o nível da revista, ela é um marco para a união quadrinhos X movimento. Apesar de muitas charges, tiras e ilustrações terem sido feitas apoiando o MPL e compartilhadas pelo Facebook, #sobreontem é uma das poucas publicações em HQs. E é muito interessante acompanhá-la ainda no calor das emoções, com os brasileiros despertos e se preparando para novas investidas.

#sobreontem rafael albuquerque

Em suas 36 páginas estão ilustrações, histórias em quadrinhos e textos de artistas como Laerte, Rafa Coutinho, Rafael Grampá, Danilo Beyruth e João Montanaro. Interessante comentar que todo o projeto foi realizado a distância, estando cada autor em lugares distintos. Gabriel Bá assina a introdução, apresentando o atual cenário do Brasil. É uma revista que vale tanto pela iniciativa de juntar vários talentos quanto por registrar esse momento histórico no país.

#sobreontem bruno dangelo

Dentre os trabalhos, gostei muito do texto do Kako, que faz um paralelo entre o titã Atlas e a manifestação; das ilustrações de Davi Calil e Bruno D’Angelo, simplesmente sensacionais; e da contribuição de Laerte, fechando a edição com um pouco de humor. Porém todos são ótimos, seja pelo traço estilizado ou pela mensagem a ser passada. O acabamento de #sobreontem é em papel off-set, formatinho e lombada com grampo, pode ser encontrada na internet ou em comic shops.

nota 9,0 ;

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)