Nome Original: #SOBREONTEM
Editora/Ano: Independente, 2013
Preço/ Páginas: R$8,00/ 36 páginas
Gênero: Alternativo
Roteiro/ Arte: Gabriel Bá, Fábio Moon, Laerte, Rafael Albuquerque, Rafael Grampá, Orlando Pedroso, Kako, Rafa Coutinho, Fido e Zed Nesti, Bruno D`Angelo, Renato Guedes, Danilo Beyruth, João Montanaro, Murilo Martins, Amilcar Pinna, Davi Calil, Rafael Correa e Alexandre Teles.
Sinopse: projeto de ilustrações e quadrinhos realizado por diversos artistas em apoio às manifestações que ocorrerem em Junho no Brasil.
***
Em junho deste ano o Brasil presenciou uma das maiores manifestações dos últimos tempos, com o Movimento Passe Livre tomando as ruas das principais capitais do país. Apesar do motivo principal ter sido o aumento de R$0,20 na passagem do transporte público de São Paulo, havia muito mais por detrás de cada manifestante: as péssimas condições do transporte, a educação precária, o sistema de saúde que não funciona, a corrupção e por aí vai. Ficou famoso, então, o jargão “não é só pelos 20 centavos”.
As manifestações tiveram seu ápice em 13/06/2013, quando os policiais trataram os manifestantes de forma bruta e irracional, atirando balas de borracha e gás de efeito moral à torto e à direito. Muitas pessoas ficaram feridas e outras foram presas por “formação de quadrilha”. Nesse mesmo período, os irmãos Gabriel Bá e Fábio Moon tiveram a ideia de reunir um time de excelentes quadrinistas e ilustradores para criar uma revista independente que retratasse tudo isso. E assim nasceu “#sobreontem”.
Mais que avaliar o nível da revista, ela é um marco para a união quadrinhos X movimento. Apesar de muitas charges, tiras e ilustrações terem sido feitas apoiando o MPL e compartilhadas pelo Facebook, #sobreontem é uma das poucas publicações em HQs. E é muito interessante acompanhá-la ainda no calor das emoções, com os brasileiros despertos e se preparando para novas investidas.
Em suas 36 páginas estão ilustrações, histórias em quadrinhos e textos de artistas como Laerte, Rafa Coutinho, Rafael Grampá, Danilo Beyruth e João Montanaro. Interessante comentar que todo o projeto foi realizado a distância, estando cada autor em lugares distintos. Gabriel Bá assina a introdução, apresentando o atual cenário do Brasil. É uma revista que vale tanto pela iniciativa de juntar vários talentos quanto por registrar esse momento histórico no país.
Dentre os trabalhos, gostei muito do texto do Kako, que faz um paralelo entre o titã Atlas e a manifestação; das ilustrações de Davi Calil e Bruno D’Angelo, simplesmente sensacionais; e da contribuição de Laerte, fechando a edição com um pouco de humor. Porém todos são ótimos, seja pelo traço estilizado ou pela mensagem a ser passada. O acabamento de #sobreontem é em papel off-set, formatinho e lombada com grampo, pode ser encontrada na internet ou em comic shops.
Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.