Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.
[Review] Cavaleiros do Zodíaco – Saint Seiya #9 !
Editora/Ano: JBC, 2012 (Shueisha, 1988)
Preço/ Páginas: R$11,90/ 184 páginas
Gênero: Ação/ Mangá
Roteiro/ Arte: Masami Kurumada
Sinopse: Seiya, Shiryu, Shun e Hyoga continuam a percorrer as doze Casas do Zodíaco para salvar Athena, atingida no peito por uma flecha! Enquanto Shun e Hyoga tentam se livrar do labirinto da Casa de Gêmeos, Shiryu enfrenta o terrível Máscara da Morte, o cruel Cavaleiro de Ouro de Câncer. Já Seiya, pensava que conseguiria passar rapidamente pela Casa de Leão, pois Aioria, o guardião dessa Casa, havia jurado lealdade a Athena. Entretanto, o nobre Cavaleiro de Leão está mudado, e ataca violentamente o Pégasus!
***
Os Cavaleiros de Bronze enfrentam grandes problemas nessa edição. Shun continua sua luta contra a armadura de Gêmeos e garante uma das melhores cenas do volume: ele usa sua corrente para “procurar” o verdadeiro inimigo, passando por um portal dimensional e acertando o Grande Mestre bem na cara.
.
Enquanto isso Hyoga acaba enfrentando Camus de Aquário, seu antigo mestre, na casa vazia de Libra (já que o Mestre Ancião abandonou o lugar há muito tempo). Devido a diferença de poder, Hyoga é derrotado e congelado num bloco de gelo para a eternidade… o que vai render a famosa cena do “esquenta” mais pra frente, se não me engano. O interessante foi Camus ter afundado o corpo congelado da mãe do Hyoga, pois esta seria sua única fraqueza, mas ele mesmo congelar o corpo do pupilo.
.
Shiryu fica na casa de Câncer e enfrenta o cavaleiro Máscara da Morte, cujos poderes são capazes de enviar a alma do adversário ao mundo dos mortos. Ver Hyoga e Athena caminhando pro abismo da morte ficou interessante. A luta entre os dois também é boa, com direito a almas atordoadas puxando o pé do Máscara. A única coisa estranha e, pra mim, bem mal explicada foi a recuperação de visão do Dragão.
.
Na casa seguinte, Seiya tenta vencer Aioria, dominado pelo Grande Mesttre graças à seu ataque Satã Imperial (dado enquanto o Leão lutava contra Shaka). Eis que surge Cassios na história, o brutamontes que perdeu pra Seiya no início do mangá. Acontece que ele é apaixonado por Shina e ela ficaria muito deprimida caso o Pégasus morresse… Não dá, né?