[Review] X-Men #26 !

X-Men-2326
Nome Original: X-Men #134; Uncanny X-Men #414; Wolverine #178 e #179
Editora/Ano: Panini, 2004 (Marvel, 2002)
Preço/ Páginas: R$6,00/ 100 páginas
Gênero: Ação/ Super-Herói
Roteiro: Grant Morrison; Chuck Austen; Matt Nixon
Arte: Ethan Van Sciver; Keron Grant; Sean Phillips; Dan Fraga
Sinopse: Novos X-Men: o assassinato de uma famosa personalidade mutante por um grupo de humanos coloca lenha na fogueira de ódio entre as duas raças, ameaçando tornar incontrolável a tensão entre elas. Fabulosos X-Men: os filhos do Átomo contam com um novo reforço: Estrela Polar! Wolverine: Logan vai ao Vaticano para resgatar o Padre Braun. E ainda precisa ajudar Shaman a salvar o resto da Tropa Alfa!
***

Prólogo do arco “Rebelião no Instituto Xavier” em Novos X-Men, com a nova geração de mutantes revoltada com o sonho do Professor X. O complexo Estrela Polar ajuda os Fabulosos X-Men. Wolverine tenta resgatar o padre Braun e, em seguida, ajuda a Tropa Alfa à combater um demônio.

New-X-Men-23134Novos X-Men: a morte de um estilista mutante (Jumbo Encarnado) por um grupo de humanos mobiliza Ciclope e Fera à cena do crime para investigar. Isso aquece as discussões no Instituto sobre mutantes VS humanos. Quentie Quire, um dos melhores alunos, é contra o pensamento “pacifista” do Professor e começa a levantar algumas questões interessantes com outros alunos. Serve como um prólogo para o próximo arco: “Rebelião no Instituto Xavier”, com o retorno de Frank Quitely nos desenhos. Apesar desta história não trazer nenhum momento “WOW”, é bem desenvolvida e a arte de Keron Grant é boa. Destaque para a participação das Irmãs Stepford, pupilas da Emma Frost.

Uncanny-X-Men-23414Fabulosos X-Men: a equipe precisa investigar um incidente causado por um menino que “explode”. Por ser uma situação delicada, Charles pede que Estrela Polar os ajude e aproveita para convidá-lo a lecionar na Escola. Jean-Paul recusa de início, mas acaba aceitando a missão. É uma história triste, sem “final feliz” e que funciona para trazer Estrela Polar de volta aos X-Men. Ele é um personagem delicado e complexo, o fato de ser homossexual sempre é comentado em qualquer gibi que apareça e fica meio batido, mas funcionou legal aqui. Jean é bem rude e inflexível, vai ser interessante sua presença.

Wolverine-23179Wolverine: a primeira história é continuação direta da edição anterior. Logan tenta resgatar seu amigo padre e é pego por ninjas da Igreja (?). É uma confusão só ao estilo “Image” de ser, não empolgando. Já a segunda história é mais legal: O Shaman o chama para combater um demônio que invadiu o QG da Tropa Alfa e possuiu o corpo do Pigmeu, Sasquatch e Pássaro da Neve. Apesar do roteiro já batido, o desenvolvimento é muito bom. Principal destaque para os desenhos de Ethan Van Sciver, excelentes: abusando dos “quadrados” pequenos e páginas duplas, além de uma boa caracterização dos insetos gigantes.

Nada de muito relevante na sessão de cartas dessa edição. Novos X-Men e Fabulosos preparam terreno para a edição seguinte, prometendo uma renovada no Instituto e na briga humanos VS mutantes. A primeira história do Wolverine é irrelevante, mas a segunda é melhorzinha.

nota 7,5 h

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)