[Review] Vertigo #36 !

Vertigo-2336
Nome Original: Spaceman #8; Scalped #37; House of Mystery #28; Hellblazer #213; American Vampire #26
Editora/Ano: Panini, 2012 (DC, 2010; 2005; 2012)
Preço/ Páginas: R$9,90/ 132 páginas
Gênero: Suspense/ Ação/ Alternativo
Roteiro: Brian Azzarello; Jason Aaron; Matthew Sturges; Mike Carey; Scott Snyder
Arte: Eduardo Risso; Frazer Irving; Luca Rossi e Phill Noto; David Furnó; Roger Cruz
Sinopse: Hellblazer: Constantine foi mais uma vez ao Inferno e voltou para contar a história, mas nem tudo saiu como planejado… Enquanto lida com as consequências do que passou, ele relembra o passado… Casa dos Mistérios: a rainha das Bruxas tem certeza de que Fig é muito importante, mas, quanto mais as duas convivem, mais bate aquela incerteza… história curta ilustrada por Phil Noto! Escalpo: Shunka foi enviado para resolver um problema, mas acabou envolvido com algo diferente e muito mais pessoal. Ele sabe que deveria virar as costas e ir embora, mas é tarde demais… O Homem do Espaço: o pesadelo de Orson chega próximo ao fim. É hora de parar de correr, virar para trás e encarar o abismo que o persegue desde o princípio. Vampiro Americano: um participante da Guerra Fantasma sobreviveu e voltará para os Estados Unidos sendo o portador de um segredo!
***
.
Shunka sai arrebentando tudo e fica no ar se foi por conta da morte de Joseph, o índio “dois-espíritos” ou indignação própria. Novo arco em Vampiro Americano, tratando de racismo. Constantine lembra de sua infância em Hellblazer. Fig resolve largar a Casa dos Mistérios. E penúltimo capítulo em Homem do Espaço, finalmente.

American-Vampire-2326Vampiro Americano: início de um novo arco em duas partes, ainda na década de 1950. Calvin é um dos poucos vampiros da “nova geração” e encara a sociedade que o descrimina por ser negro. Sendo taxonomista, é um observador nato. Passando por uma cidade, acaba caindo na armadilha de uma nova espécie de vampiros/ lobisomens. Com os ótimos desenhos de Roger Cruz (X-Men Primeira Classe), é uma história bastante consistente e interessante, principalmente por explorar o racismo e interligar de forma eficaz a profissão do rapaz com os acontecimentos.

Scalped-2337Escalpo: com narrativa frenética, a série é unânime na escolha dos leitores. Joseph, o índio “gay”, é o narrador e comenta sobre o que Shunka, o braço-direito de Corvo-Vermelho, fez após descobrir sua morte. Shunka é o típico personagem marrudo, quieto e imprevisível, ao mesmo tempo em que se tornou um gay atípico. Após a morte de Joseph, ele passa por uma mistura de ódio, vingança, liberdade, amor. Libera tudo isso matando o pessoal do Cassino rival. Apesar do vocabulário pesado e cenas violentíssimas (com destaque para a “pisada na cabeça), o final surpreende. É interessante observar que o autor incluiu um tema sempre polêmico em HQs (homossexualidade) num personagem durão e não li reclamações dos leitores, justamente pela qualidade narrativa.

House-of-Mystery-2328Casa dos Mistérios: Fig resolveu abandonar a Casa e viajar com as Bruxas para as Terras de Verão… Cain comemora, enquanto o affair dela lamenta. A história paralela é desenhada pelo incrível Phil Noto (Jonah Hex), só que menos inspirado. Não sei muito bem o que está acontecendo na série (tirando a parte dos Goblins e Bruxas), essas tramas paralelas estão se atropelando.

Hellblazer-23213Hellblazer: depois dos últimos acontecimentos, Const fica chateado por não ter salvo a alma de Cheryl =/. Ele relembra sua infância, quando sofria “bulliyng” de um fortão do bairro e de como conseguiu vencê-lo. O começo é estranho, principalmente se comparado às histórias anteriores: a narrativa é mais leve, os desenhos de Frazer Irving (7 Soldados da Vitória) são suaves e deixa de lado o bizarro e grotesco. Ficou legal, provou que Constantine é bom de lábia desde criança.

Spaceman-238Homem do Espaço: não entendi muito… assim como em Casa dos Mistéios, é muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Orson se uniu ao outro Homem do Espaço, os flashbacks ainda continuam, o pessoal da TV quer causar e por ai vai. Sem contar que as adaptações linguísticas não ajudam. A arte, porém, segue muito boa.

Escalpo continua sensacional, enquanto Vampiro Americano e Hellblazer não desapontam. Já Casa dos Mistérios e Homem dos Espaço deixaram a desejar nessa edição, e eu curto a Casa! A Panini publicou um preview de “Vertigo Especial”, um mix com histórias avulsas da editora… entre elas a sensacional, brilhante, lisérgica Mate Seu Namorado! Infelizmente, ainda não chegou às bancas.

nota 7,5 y

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)