Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.
[Página] Sandman #39 – Lugares Maleáveis !
.
Um jovem Marco Polo, perdido no deserto, cai inconsciente e sonha que está perdido, neste mesmo deserto. Encontra Rustichello de Piza e, mais tarde, o Verde do Violinista. Conversam sobre os “lugares maleáveis”, capazes de unir tempo e espaço. Gaiman trabalha com o paradoxo de sonhar que está sonhando, ou se Marco realmente está sonhando com Piza ou é Piza que está sonhando com Marco, ou a consciência dos dois se “encontraram” (mais provável, devido ao lugar maleável) ou outra qualquer teoria interessante. A história ocorre, “cronologicamente”, momentos depois que Sonho é libertado de sua prisão, ainda fraco. Marco Polo é conhecido por suas viagens e Rustichello Piza foi o escritor de “As Viagens”, onde descreve todas as aventuras do viajante.
.
Citação: “Receio, no entanto, que não esteja em condições de ajudá-lo. Acabo de me libertar de meu cativeiro… Acabo de castigar… meu captor.” – Sandman #39 (Neil Gaiman).