[Galeria de Capas] 11 de Setembro !

Em 11 de Setembro de 2001 terroristas da Al-Qaeda sequestram quatro aviões com passageiros e realizam um ataque suicida aos EUA que marcou toda uma década. Dois aviões foram lançados contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, que desmoronaram em poucas horas, o terceiro se chocou contra o Pentágono e o quarto caiu num campo. As consequencias da tragédia foram inúmeras, em especial a guerra entre EUA e Afeganistão. Nenhum passageiro sobreviveu e quase 3 mil pessoas morreram. 
 
O evento teve um grande impacto na cultura mundial, imortalizando as Torres Gêmeas e tranformando-as em verdadeiros símbolos de terrorismo. Filmes, séries, livros, debates, animações, documentários e teorias da conspiração surigiram do assunto e a mídia todos os anos explora o tema e, vez ou outra, traz informações novas (verídica ou não) do que realmente ocorreu e hoje, 11 anos depois, homenagens e especiais ocorrem aos montes pela TV e internet.
Os quadrinhos também foram impactados pelo atentado. A história de vários personagens ganhou novos rumos, saem os vilões tradicionais e entram temas mais realistas, como o próprio terrorismo e a guerra, entre outras coisas. Recomendo a leitura da matéria 11 de Setembro: o Dia em Que os Super-Heróis Falharam do Universo HQ, explicando sobre as mudanças no cenário quadrínistico após o 11 de Setembro. Passado esse resumão, vamos ao que interessa.
 
A capa de uma HQ é a porta de entrada para boa parte dos leitores, sendo fundamental sua excelência. Leia o especial A Importância das Capas + Melhores Capistas para conhecer um pouco sobre essa importância, e dando continuidade à essa série, reuni algumas das melhores capas que homenageiam ou se inspiraram no atentato em questão. Várias séries estamparam as Torres em suas capas no final de 2001 e decorrer de 2002, para aproveitar o ensejo. Enquanto algumas foram simplesmente sensacionalistas, outras foram criadas por grandes artistas como Alex Ross e Frank Cho. 
 
Confira uma seleção com as melhores capas e ilustrações envolvendo o “11 de Setembro”:
 
I-Love-New-York-Benefit-Book
9-11-September-11-2001-23 9-11-September-11-2001 9-11-Emergency-Relief A-Moment-of-Silence Heroes 12-septembre-l-amerique-d-apres-bd-volume-1-simple-28315 9-11-comic_6 IMG_0111 big_lie_cover_72_dpi1 dc-comics-9-11-book-a
 
Estas são algumas cenas que retrataram personagens lidando com o fato:
 
9-11-comic_0 98612_f520 9_11_comic Human-Target villains36 cj4fd084fc

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)