[Personagem do Dia] Estrela Polar !

[Personagem do Dia] Estrela Polar !

Jean-Paul Beaubier, o Estrela Polar, é um mutante membro da Tropa Alfa e, mais tarde, dos X-Men. Criado em 1979 por Chris Claremont e John Byrne, possui alta velocidade e a capacidade de voar. Faz dupla com sua irmã gêmea Aurora, que possui poderes semelhantes. Quando atuam juntos, conseguem maximizar seus poderes e gerarem fortes clarões de luz.
.
Inicialmente foi integrante da super-equipe canadense Tropa Alfa, junto de outros mutantes como Sasquatch e Pássaro da Neve. Aos poucos foi tomando destaque até que, em 1992, Estrela Polar protagoniza um momento histórico para a cronologia do personagem e, também, para as HQs em geral. Em Tropa Alfa #106, escrita por Scott Lobdell, Jean-Paul encontra uma criança abandonada e decide adotá-la, dando-lhe o nome de Joanne, porém a menina sofre de AIDS e vêm a falecer. Em circunstância dos acontecimentos, ele solicita uma entrevista coletiva e revela ao mundo sua homossexualidade. O tema AIDS/ prevenção sexual também foi explorado na época.
.
Esta revelação gerou bastante discussão e controvérsias, como sua saída da equipe. Estrela Polar é considerado um dos primeiros super-hérois gay do mainstream quadrinístico, antes dele só haviam suposições. Em histórias posteriores, alguns roteiristas simplesmente ignoram este fato, enquanto outros exploram de diversas maneiras, como o fato da Aurora (que possui dupla personalidade) aceitar Jean e, ao mesmo tempo, não aceitar. No início dos anos 2000, quando Jean-Paul se torna membro mais ativo dos X-Men, a questão da sexualidade é tratada mais naturalmente, contrastando entre os personagens homofóbicos e os alunos mutantes que se inspiram na figura do Estrela Polar. Jean-Paul também lança o livro “Nasci Normal” (Born Normal).
.
Passados 20 anos desde sua sexualidade vir à tona, o personagem passa por outro momento polêmico em 2012: a Marvel irá celebrar o casamento de Estrela Polar com seu namorado, Kyle. Mesmo em tempos em que este tipo de evento não seja mais novidade, trata-se de mais um marco nas HQs de super-hérois. Como de praxe, os fans dividem opiniões.
.
Como visto, é impossível falar do personagem sem comentar de sua sexualidade, porém o mutante possui outras qualidades e momentos marcantes. Entre as fases interessantes de Estrela Polar, destaca-se os momentos que sucederam à sua revelação, quando sai da equipe e tenta procurar por sua irmã desaparecida. Num momento de depressão, sem o apoio dos antigos amigos, ele tenta suicídio voando em alta velocidade em direção ao céu, porém acaba ficando inconsciente e caindo num barco. Já nos anos 2000, se torna professor na Academia X e protagoniza uma luta mortal contra o Wolverine.
.
Em X-Men Ultimate, passado na realidade alternativa da Marvel, Jean-Paul possui praticamente as mesmas características e poderes, porém namora com Colossus.
.
estrela-polar-2 estrela-polar-e-aurora estrela-polar-northstar-figurw estrela-polar estrela-polar-e-kyle
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

comments

Estudante de Artes, consumidor compulsivo de HQs, amante da psicodelia, sonhos, nonsense, teorias da conspiração e colagens. Um mutante. Autor da Central dos Sonhos. + www.filfelix.com.br