Peanuts (ou Minduim) é uma das tiras de jornal mais conhecidas do mundo, publicada entre 1950 e 2000. Só foi interrompida devido a morte de seu criador, o cartunista Charles Schulz. No Brasil também é conhecida como Turma do Charlie Brown ou Snoopy. Em seu auge, a tira era publicada em mais de 2600 jornais ao redor do mundo. Com a fama, veio as animações e filmes baseados nos personagens, além de diversos outros produtos.
Ao contrário da maioria das outras tiras da época, Schulz não usava um humor escrachado e sim algo mais filosófico, emocional e crítico, sem largar o humor. Este álbum reúne diversas frases de seus personagens sobre diversos assuntos, separados por “temas”, como amor, confiança e determinação.
O livro é bastante simpático e, num primeiro momento, até infantil. Seu acabamento é excelente, capa cartonada, o título e os personagens da capa em alto relevo e miolo com papel de alta gramatura. Seu formato é quadrado (15cm x 15 cm), possui sumário e prefácio. Nessa parte, não há do que reclamar, a não ser da falta de um posfácio.
Ao todo são 10 temas principais em suas 128 páginas, sendo os últimos os melhores. Infelizmente é uma leitura bastante rápida, pois numa página está uma ilustração e na outra uma frase. As tiras, propriamente ditas, só aparecem no início de cada capítulo. Como dito no início, é um livro mais pra consulta ou para uma leitura descompromissada. A inclusão de mais textos, como posfácio, tornaria a leitura mais aprofundada e não daria a impressão de “já acabou?” ao final.
Mesmo assim, é uma HQ bastante recomendado, principalmente pelo seu excelente acabamento e preço. Para os fans, é mais um livro sobre Peanuts. Quem não conhece ou não se interessa pelo tema, pode passar sem problemas.
Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.