[Review] A Vida Segundo Peanuts !

a-vida-segundo-peanuts-capa
Nome Original:Peanuts Guide To Life
Editora/Ano:L&PM, 2011 (Running Press, 2005)
Preço/ Páginas: R$15,00 / 128 páginas
Gênero:Tiras/ Comédia
Roteiro / Arte: Charles M. Schulz
Sinopse: O que os personagens dos quadrinhos sabem sobre a vida? Muito, quando eles refletem os sentimentos de um dos desenhistas mais cultuados do mundo, o primeiro a fazer da vida o tema principal de suas tiras. Este guia apresenta as clássicas e espirituosas observações de Charles M. Schulz sobre a condição humana, além de seus mais valiosos conselhos, por meio de seus personagens. 
A Vida Segundo Peanuts é um livro que traz diversas frases e citações da turma do Charlie Brown, como um livro auto-ajuda. É só abrir em alguma página e receber a “mensagem do dia”. Por isso não deve ser tratada como uma HQ comum, reunindo tiras do grupo ou algo do gênero. É importante informar para os desavisados, pois eu pensei que era 🙂


Peanuts (ou Minduim) é uma das tiras de jornal mais conhecidas do mundo, publicada entre 1950 e 2000. Só foi interrompida devido a morte de seu criador, o cartunista Charles Schulz. No Brasil também é conhecida como Turma do Charlie Brown ou Snoopy. Em seu auge, a tira era publicada em mais de 2600 jornais ao redor do mundo. Com a fama, veio as animações e filmes baseados nos personagens, além de diversos outros produtos. 
a-vida-segundo-peanuts-capa-p-C3-A1gina-4

Ao contrário da maioria das outras tiras da época, Schulz não usava um humor escrachado e sim algo mais filosófico, emocional e crítico, sem largar o humor. Este álbum reúne diversas frases de seus personagens sobre diversos assuntos,  separados por “temas”, como amor, confiança e determinação.


O livro é bastante simpático e, num primeiro momento, até infantil. Seu acabamento é excelente, capa cartonada, o título e os personagens da capa em alto relevo e miolo com papel de alta gramatura. Seu formato é quadrado (15cm x 15 cm), possui sumário e prefácio. Nessa parte, não há do que reclamar, a não ser da falta de um posfácio.

a-vida-segundo-peanuts-capa-p-C3-A1gina

Ao todo são 10 temas principais em suas 128 páginas, sendo os últimos os melhores. Infelizmente é uma leitura bastante rápida, pois numa página está uma ilustração e na outra uma frase. As tiras, propriamente ditas, só aparecem no início de cada capítulo. Como dito no início, é um livro mais pra consulta ou para uma leitura descompromissada. A inclusão de mais textos, como posfácio, tornaria a leitura mais aprofundada e não daria a impressão de “já acabou?” ao final.


Mesmo assim, é uma HQ bastante recomendado, principalmente pelo seu excelente acabamento e preço. Para os fans, é mais um livro sobre Peanuts. Quem não conhece ou não se interessa pelo tema, pode passar sem problemas. 

nota 8

*Muitas frases são excelentes e hilárias, ficando melhores numa segunda leitura.
a-vida-segundo-peanuts-capa-p-C3-A1gina-2

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)