[Especial] Capas Inspiradas na Pietà de Michelangelo !

[Especial] Capas Inspiradas na Pietà de Michelangelo !

 
Nessa época de Natal todos ficam com o “espírito natalino”, mais compreensivas e preocupadas com o próximo, sempre desejando o bem (pelo menos na teoria), com a celebração da data considerada o nascimento de Jesus Cristo, a principal figura do cristianismo. Mesmo antes do surgimento da religião cristã, nessa data era comemorada o solstício de inverno pelos povos antigos, com (re)nascimento de diversos deuses, variando de cultura para cultura. De modo geral, é uma época que simboliza o renascimento, renovações.
 
Mesmo com o paganismo ressurgindo junto de outras religiões politeístas, é impossível não concordar que o cristianismo foi algo importante para a humanidade durante os últimos séculos, movendo desde questões políticas à artísticas, com reinterpretações das mais famosas passagens da Bíblia, o livro sagrado do cristianismo, entre elas a Pietá.
 
Pietà (Piedade) é uma forma de arte cristã de representar Maria e Jesus após a crucificação, quando ela o segura nos braços, morto. Pintores e escultores criaram diversas versões dessa cena pelo decorrer dos anos, mas a obra que ficou mais famosa é a Pietà do Vaticano, criada por Michelangelo em 1499, esculpida em mármore. É uma das esculturas mais famosas do artista e, também, umas das mais preciosas obras de arte, atualmente exposta na Basílica de São Pedro, em Roma. É a única escultura de Michelangelo em que há sua assinatura “completa”, e existem diversas teorias quanto à isso, uma das mais aceitas é que o autor era jovem de mais e tinha receio que não acreditassem que foi ele quem a criou, outros creem que foi por questão de se orgulhar de tê-la feito.
 
 
Obras inspiradas na Pietà existem aos montes, de todos os gêneros, mas como o blog é de quadrinhos, veja as capas de HQs que se inspiraram, claramente, em uma das mais importantes obras de arte renascentista:
 
Captain Atom #44, de 1990
Deadpool #63, de 2002
Deadworld-4-252C-de-2006Deadworld #4, de 2006
Green Arrow and Black Canary #4, de 2008
Harbinger #14, de 1993
Hellblazer #217, de 2006
ms.-marvel-50-252C-de-2010

Ms. Marvel #50, de 2010

Stormwatch-Team-Achilles-21-252C-de-2004

Stormwatch: Team Achilles #21, de 2004

The Avengers #69, de 2003
X-Men Annual, de 2007
 
*Agradecimentos especiais ao site Comic Vine, onde realizo as pesquisas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments

comments

Estudante de Artes, consumidor compulsivo de HQs, amante da psicodelia, sonhos, nonsense, teorias da conspiração e colagens. Um mutante. Autor da Central dos Sonhos. + www.filfelix.com.br