Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.
[Personagem do Dia] Mística !
Raven Darkholme, minha personagem preferida dos X-Men, mutante-terrorista profissional. Foi criada em 1978, aparecendo como vilã na revista Ms. Marvel #17. Mais tarde, estréia na cronologia mutante como líder da Irmandade de Mutantes, comandando um atentado ao Senador Kelly, ativista anti-mutante. “Infelizmente”, seus planos são interrompidos pelos X-Men (crianças enxeridas !). Desde então, Mística se tornou uma vilã recorrente para os pupilos de Xavier (e da sociedade também kk).
Mística é uma transmorfa, ou seja, pode replicar a aparência, voz, retina, digitais e trejeitos de outras pessoas, e sempre usou isso a seu favor, sempre escondendo sua real aparência, com medo das pessoas. Teve um relacionamento com Azazel, do qual nasceu Kurt Wagner, o Noturno, que possui a pele azul da mãe e a aparência demôniaca do pai. Devido a ira e o medo das pessoas pelo bebê, Mística o abandonou. No decorrer dos anos, se tornou uma mestra em disfarçes e sabotagens e, com medo dos humanos, começou a considera-los seus inimigos, participando de vários atentados. Em seguida, teve um relacionamento com a mutante Sina e adotam a pequena Vampira que, mais tarde, parte para a escola de Xavier para tentar controlar seus poderes. Além de Vampira e Noturno, Mística também teve um filho com o Dentes-de-Sabre, chamado Graydon Creed, mas ela não o considera por ser humano.
Uma curiosidade é que Mística anda nua, pois pode dar à seu corpo a aparência e textura de tecidos como de outros materiais e seu fator de cura deve-se à seu poder de fechar ferimentos e revitalizar suas células, impedindo de envelhecer, também.
No cinema, foi interpretada por Rebecca Romjin, que ganhou uma aparência diferente das HQs, com pele escamosa e nua na trilogia dos filmes e por Jennifer Lawrence em First Class. Mas o resultado ficou bom e a Mística das HQs até que ficou com essa forma também por algum tempo. Está presente nas animações dos X-Men e em alguns jogos como NPC e num como jogável.
Além de transmorfa, é uma exímia estrategista, lutadora, fala mais de 10 línguas, hábil com armas de pequeno porte etc. Durante sua vida, colecionou crimes e inimigos. As vezes está do lado da Lei, ajudando o governo a resolver alguns problemas, sempre com alguma segunda intenção, claro, mas geralmente costuma ser mercenária, assassina, terrorista e agente-dupla, entre outras coisas, sendo uma das melhores vilãs dos quadrinhos. Por seu temperamento sarcástico e seu longo histórico de crimes, Mística já provou que só é leal para seus próprios interesses, passando por cima de quem tiver que passar para alcança-los.
.
muito bacana esse post geralmente dão destaque só pro personagem principal mas no caso de x men essa personagem é muito importante e legal
A mistica apesar da aparência, é uma das personagens mais sensuais dos x-mens.