[Review] Blood Honey!

NewPOP_BloodHoney
Nome Original: Blood Honey
Editora/Ano: NewPop, 2011 (Comic Magazine LYNX, 2008)
Preço/ Páginas: R$14,00/ 160 páginas
Gênero: Yaoi/ Comédia
Roteiro/ Arte: Sakyou Yosakura
Sinopse: Yuki Akabane é um enfermeiro que vem de uma longa linhagem de vampiros. E no hospital ele sempre recebe a visita de um doador de sangue chamado Osamu Mayuzumi, que é professor em uma escola. Yuki nunca reparou muito no professor, até que experimentou o seu sangue e sentiu o gosto mais delicioso de todo o mundo. Será que, depois disso, ele vai conseguir beber o sangue de outra pessoa ?
 
Depois de 3 dias sem atualizações… vamo que vamo:
 
Blood_C1_006
Antes de mais nada, é importante comentar que Blood Honey é um mangá do gênero Yaoi. Mas que diabos é isso ? Yaoi é o termo usado para os mangás que mostram relações homossexuais entre homens, também conhecido por Boy’s Love. Ao contrário do que muitos pensam, o principal público alvo dos yaois são mulheres. Os mangás desse gênero podem apresentar ou não cenas de sexo explícito. Seu “oposto” seria o Yuri, gênero que traz relações homossexuais entre mulheres.
.
No Brasil havia sido lançado apenas uma série de yaoi, o conhecido Gravitation, pela JBC em 2007, com 12 volumes. Mas Gravitation é um yaoi “leve”, não tendo cenas explícitas nem nada do tipo, foca mais no romance entre os protagonistas. No fim do ano passado, a editora NewPop lançou mais duas “Light Novels” da série, chamados de Gravitation BLUE e RED, ambos em volumes únicos. Mas um yaoi “de verdade” ainda não tinha sido lançado.
 
Blood_C2_004
Eis que então a NewPop anuncia que iria lançar um mangá yaoi em 2011, soltando algumas dicas a respeito do título. Eu não conheço quase nada do gênero, nem tinha lido, mas possuía uma certa curiosidade. Os fans ficaram palpitando em diversos títulos até que, em meados de abril desse ano, a NewPop lança Blood Honey, mangá yaoi de autoria da Sakyou Yosakura, lançado originalmente em 2008, num one-shot.
.
Esse lançamento pode ser considerado uma marco no mercado de mangás brasileiro, pois é o primeiro yaoi com alguma cena explícita lançado por aqui, podendo abrir as portas para diversos outros títulos no futuro. A ideia de lançar um volume único e mais “light” é entendível. Afinal, é melhor lançar um volume único e ver se as vendas são boas do que lançar uma série de 10 volumes e cancelar lá pela metade por conta das vendas (como muitas fazem…) Nesse aspecto, ponto pra NewPop.
 
Blood_C2_006
Blood Honey conta a história de um vampiro enfermeiro e um professor viciado em doar sangue, o destino dos dois se cruzam e acabam por um ajudando o outro: Mayuzumi, o professor, doa sangue a vontade na casa de Yuki, o enfermeiro, que, por sua vez, se alimenta do sangue e serve mil e um pratos à Mayuzumi pra deixa-lo saudável. Entre uma agulhada e outra, os dois começam um casinho. O título é dividido em alguns capítulos, centrando no casal principal mas também mostrando outras histórias relacionadas, como do sobrinho tarado de Yuki com o monge amigo de Mayuzumi. No geral, são todas legais e engraçadas. O problema é que são bem curtas e quando você começa a curtir, o mangá acaba.
.
Para os que não curtem ou nunca leram um yaoi, Blood Honey é bem leve (se comparado com outros), trazendo muitas insinuações entre os personagens e com “softporn”. Só lá pro final que há a única cena de sexo explícito, pra não dizer que não tem. 
.
Particularmente, eu gostei. Foi o primeiro yaoi que li, a história é um pouco “pão com ovo”, os personagens não são muito carismáticos (com exceção do monge, que gostei muito kkk), mas possui momentos bem engraçados e, no geral, a obra é competente. Pra um “mangá-teste”, está de bom tamanho. Agora é esperar que Blood Honey alcance o esperado pela NewPop e que venham mais títulos do gênero !
Blood_C3_010
 
Sobre a edição nacional, ela segue o padrão da editora. Capa cartonada e miolo com folhas de qualidade. A impressão também é boa e as páginas não se soltam (como em outros mangás). O preço, um pouco salgado, também segue o padrão: R$14,00, em 160 páginas. Minha reclamação fica por conta de extras, inexistentes. Por ser praticamente a “estreia” do gênero, um bom editorial cairia bem. Pra não dizer que não tem nada, na última página tem um comentário da autora, que só fui perceber agora, quando fui dar uma folheada pro review, porque parece uma dessas fichas com copyright etc, nem percebi na primeira leitura.
.
Então é isso, Blood Honey é um mangá razoável, que pode agradar tanto os fans de comédia quanto os de yaoi, dentro do padrão mangá, com todas aquelas caras e bocas dos personagens, como em animes. Mas não esperem muito do título, apenas uma boa hora de leitura pra descontrair. Agora é esperar por mais yaois no Brasil, tenho certeza que há muitas séries ótimas para serem lançadas.
nota 7,0 d
*Disponível nas lojas especializadas e na maioria das bancas de jornal. Quem é fan de yaoi é mais que um dever comprar, pra ajudar nessa “empreitada”.
Blood_C2_012
Até !
 

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)