Miz Mishtal é uma das três sacerdotisas do mundo de El Hazard. Irmã das, também, sacerdotisas Shayla-Shayla, que manipula o fogo, e de Afura Mann, manipula o ar. É a mais velha e romântica das três. Porém detesta que a chamem de velha.
É apaixonada pelo Porf. Fukisawa que, junto com Makoto, foram parar em El Hazard. Ela tá sempre em sua cola, lhe propondo casamento, mas não é muito correspondida. Por ser a sacerdotisa da água, consegue manipular tal elemento, gerando rajadas de água, chuva, tempestade, bolhas etc etc. Vive em seu reino sonhando em se casar um dia, ficando furiosa quando recebe convites de casamentos. Na presença de Fukisawa, costuma ser bipolar, tendo ataques de romantismo com o professor e de ira, com quem atrapalhar.
El Hazard é um anime criado em 1998 (tendo alguns OVAs lançados anteriormente) que ficou conhecido por aqui pelo programa Band Kids! que exibiu o anime dublado. É um dos meus animes preferidos, fez parte da minha infância, e Miz Mishtal era minha sacerdotisa preferida. A história gira em torno de Makoto e seus amigos que são transportados para o mundo de El Hazard, pela deusa-demônio Ifurita. Em El-Hazard, Makoto ganha poderes especiais e descobre que seu antigo colega de sala, o excêntrico Jinnai, está controlando uma orda de monstros e pretende dominar o mundo, sua missão é, então, tentar combate-lo, além de resolver o mistério por trás do “Olho de Deus”. A versão em mangá foi lançada pela JBC em 2006, com 6 edições, e trata de uma versão adaptada do anime, mas com cenas e desfechos extras.
Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.
Eu curtia muuuito El Hazard quando passava na Band. As sacerdotizas eram altas personagens mesmo.