Ontem foi o dia da 15ª Parada do Orgulho Gay (mais formalmente, LGBT) em São Paulo, considerada a maior do mundo, a qual compareci, mesmo em baixo de chuva. Para aproveitar o momento e o mês do orgulho, vamos conhecer (ou relembrar) alguns personagens gays/ bi das maiores editoras de histórias em quadrinhos: Marvel e DC.Lembrando que muitos desses personagens formam casais nas HQs, como Wiccano e Hulkling, Serpente da Lua e Phyla-Vell, Shatterstar e Rictor, Phat e Vivisector, Mística e Sina, e Nocaute e Escândalo Savage.
A lista é bem maior, há muitos personagens em tirinhas e em quadrinhos alternativos, ainda não lançados por aqui como também em outras editoras, como Apollo e Meia-Noite e Lord Fanny. Ultimamente tá virando “moda” ter personagens gays em novelas, programas de humor etc. Nos quadrinhos não é diferente, principalmente nos mais “underground” ou fora do mainstream, por trazerem histórias mais reais ou do dia-a-dia, mostrando tais personagens de forma natural (nem sempre) e agregando algum valor. Já nas de super-heróis também temos “exemplares”, apesar de nem todos possuírem bons roteiros e parecem que só estão ali pra preencherem uma “cota” (provisória, as vezes), por sorte temos bons exemplos e a tendência é incluir mais personagens de “minorias”, tratados com naturalidade.
Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.
Autor independente ou editora: tenha seu livro ou HQ resenhada aqui! Ou encomende uma arte da Central! Só entrar em contato pelo e-mail contato@filfelix.com.br ou pelo Insta @Central.dos.Sonhos