Ontem foi o dia da 15ª Parada do Orgulho Gay (mais formalmente, LGBT) em São Paulo, considerada a maior do mundo, a qual compareci, mesmo em baixo de chuva. Para aproveitar o momento e o mês do orgulho, vamos conhecer (ou relembrar) alguns personagens gays/ bi das maiores editoras de histórias em quadrinhos: Marvel e DC.Lembrando que muitos desses personagens formam casais nas HQs, como Wiccano e Hulkling, Serpente da Lua e Phyla-Vell, Shatterstar e Rictor, Phat e Vivisector, Mística e Sina, e Nocaute e Escândalo Savage.
A lista é bem maior, há muitos personagens em tirinhas e em quadrinhos alternativos, ainda não lançados por aqui como também em outras editoras, como Apollo e Meia-Noite e Lord Fanny. Ultimamente tá virando “moda” ter personagens gays em novelas, programas de humor etc. Nos quadrinhos não é diferente, principalmente nos mais “underground” ou fora do mainstream, por trazerem histórias mais reais ou do dia-a-dia, mostrando tais personagens de forma natural (nem sempre) e agregando algum valor. Já nas de super-heróis também temos “exemplares”, apesar de nem todos possuírem bons roteiros e parecem que só estão ali pra preencherem uma “cota” (provisória, as vezes), por sorte temos bons exemplos e a tendência é incluir mais personagens de “minorias”, tratados com naturalidade.
.
Bloke, da X-ForceColossus, de Ultimate X-MenEscândalo Savage, do grupo vilão Sexteto SecretoEstrela Polar, da Tropa AlphaFlautista, vilão de FlashHulkling, dos Jovens VingadoresKarma, dos Novos MutantesKarolina Dean, dos FugitivosBatwoman, heroína no universo BatmanMaggie Sawyer, policial do universo BatmanMística, vilã dos X-MenNocaute, vilã do grupo Sexteto SecretoObsidian, da Liga da JustiçaPhat, do X-StatixPhyla-Vell, heroína da MarvelRenee Montoya, a nova QuestãoRictor, da X-FactorSerpente da Lua, participou dos VingadoresShatterstar, da X-ForceSina, Vilã dos X-MenVivisector, da X-StatixWiccano, dos Jovens Vingadores
Fil Felix é autor, ilustrador e psicanalista. A Central dos Sonhos é seu universo particular, por onde aborda questões como memórias, desejos e infância. Fã de HQs, escreve seus comentários sobre quadrinhos desde 2011, totalizando mais de 600 reviews. Já escreveu sobre arte para diversos blogs como Os Imaginários e a coluna Asas da editora Caligo. Ilustrou os livros infantis Zumi Barreshti (2021, Palco das Letras) e Meu Avô Que Me Ensinou (Ases da Literatura), entre outras publicações.
Autor independente ou editora: tenha seu livro ou HQ resenhada aqui! Ou encomende uma arte da Central! Só entrar em contato pelo e-mail contato@filfelix.com.br ou pelo Insta @Central.dos.Sonhos