[A Arte De] Jeffrey Catherine Jones !

Jeffrey Catherine Jones (10 de Janeiro de 1944 – 19 de Maio de 2011).
 
Na semana passada, o mundo dos desenhos perdeu uma grande artista. Jeffrey Jones estava com 67 anos e morreu devido a insuficiência respiratória. Jones possui uma história muito curiosa e, no mínimo, inusitada. Seu trabalho é conhecido, principalmente, por suas lindas pinturas, levando o titulo de “melhor pintora viva”, dado por Frank Frazetta, outro grande ilustrador e por algumas histórias de terror publicadas nas antigas revistas Eerie. O auge de Jeff Jones foi nas décadas de 60 e 70, onde desenhou dezenas de quadros e entrou para o mundo dos quadrinhos, desenhando para revistas como Heavy Metal, Creepy e Eerie. Nesse período, fez a capa de mais de 150 livros.
.
5463981_1
“Jones nasceu no dia 10 de janeiro de 1944, em Atlanta, na Geórgia, Estados Unidos. Depois de completar seus estudos no Colégio Estadual da Geórgia, Jones se casou com Mary Louise Alexander, sua colega de escola, em 1966, com quem teve uma filha, Julianna. O casal se separou na década de 1970 e, em 1980, Louise se tornou a esposa de Walt Simonson. […] Em 1998, o artista toma um novo ruma em sua vida e inicia uma terapia de hormônios e posteriormente realiza uma operação de mudança de sexo. Em 2001, o artista sofreu um profundo colapso nervoso, que comprometeu sua carreira e seu trabalho e resultou na perda de seu estúdio e do apartamento. Jones só se recuperou em 2004, com a ajuda de amigos e familiares.” – UniversoHQ.
.
Suas pinturas possuem sempre um toque de fantasia e lirismo, sendo indicada à prêmios como Hugo Award, World Fantasy Award e Chesley Award. Em 2006 recebeu o titulo de Spectrum Grandmaster pela entidade Spectrum, que premia artistas que se destacaram no gênero fantasia. Suas obras já foram compiladas em diversos livros sendo o mais recente, Jefrrey Jones: a Life in Art, lançado em 2010. Infelizmente, esses livros ainda não foram lançados por aqui (encontrei para venda apenas em inglês), o que é uma pena. Inclusive seus trabalhos em HQs são difíceis de encontrar. As revistas Eerie e Creepy (especializadas em terror) teve algumas de suas edições lançadas por aqui na revista Kripta, e a Heavy Metal também teve algumas edições lançadas aqui, mas são revistas bem antigas e raras e, por conta disso, encontrar informações a respeito ou até mesmo uma lista com as publicações é um trabalho bem difícil. 
.
Cripta_Volume_1_capa_Blog
Mas nem tudo é trevas. Recentemente a Editora Mythos lançou o primeiro volume da coleção Eerie Archives, traduzida para “Cripta Vol. 1”. Essa coleção reúne as clássicas histórias de terror da Eerie, na ordem original. Se a Mythos continuar a traduzir a coleção (esperamos que sim) poderemos ver a belíssima arte de Jeff Jones nos volumes 3 e 5, lançados recentemente nos EUA. Para maiores detalhes de sua obra e vida, acessem o Universo HQ, que fez uma ótima matéria a respeito e uma galeria com seus quadros. Fiquem com algumas das mais belas obras da pintora:
01 4534000274_bb46ec2886_b 1305822777 4542900166_5cbd2a38f3_b GalJJones_threeagesofwoman

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)