Microcontos de Papel – Desafio EntreContos

Em março de 2021 houve um desafio bem legal lá no EntreContos: escrever um microconto de até 300 caracteres (incluindo espaços) para cada uma de 5 categorias diferentes, cada qual oferecendo até quatro estímulos para escolher.

Foi um desafio e tanto! Participei com o pseudônimo “Kalunga” e escrevi 5 microcontos a partir da figura do “papel“. E tive a grata surpresa de ficar em 6º lugar! Então decidi criar um desenho para cada um dos 5, algo simples, usando as cores primárias, além do preto e do branco.

Os desenhos (com os microcontos neles) foram postados originalmente no meu Instagram (@Central.dos.Sonhos), com alguns comentários sobre o processo. Aproveitem para acessar e seguir o perfil! Os microcontos em seu formato original estão disponíveis na página do EntreContos, com os comentários dos demais participantes do desafio.

O EntreContos é um site que propõe e elabora desafios literários e que venho participando há mais de 5 anos. Foi e continua sendo minha escola na escrita. Os desafios são puxados, mas recomendo a todos a leitura e participação!

Abaixo estão os desenhos e a transcrição dos microcontos. É possível ler o regulamento do desafio aqui.

*

Categoria A: palavras. Estimulo: praça.

Despedida

O clichê estava lá: entre a praça, os pombos e a solidão. As mãos suando, molhando o pequeno pedaço de papel que segurava, borrando as declarações que havia escrito.

Não tinha mais importância, mesmo. Nada mais tinha.

O som do tiro veio como a rejeição, seco. Espantando as aves ao redor.

*

Categoria B: fotografias. Estimulo: criança com bola de sabão.

Singular

Sempre enxerguei o mundo numa bolha de sabão, embrulhado em celofane colorido e reluzente. Muito além do aparente. Diferente, como eu.

Mas frágil. Um toque e a bolha se desmancha no ar, vulnerável aos olhares que julgam por um pensamento, uma orientação.

Ou uma mudança de cromossomos, como eu.

*

Categoria C: frases. Estimulo: citação de Grande Sertão: Veredas de Guimarães Rosa.

Origami

Dobre o papel ao meio.

Filha, mãe, esposa, avó.

Cansada e pressionada sob as mãos sociais.

Embutir a ponta para dentro do vinco.

Sexo frágil, os dedos diziam.

Desdobrou-se em tantas, o corpo marcado não deixava mentir.

E mesmo assim.

Abra as asas.

Finalizou a dobradura, largou os papéis e voou.

*

Categoria D: ilustrações. Estimulo: ponte entre montanhas.

Ligação

Um abismo, era o que havia entre meu pai e eu. Coberto como a noite, ocultando preconceitos e abandono. Nossa conexão não passava de uma tira áspera de papel crepom. E cada lágrima que derramava sobre essa ponte manchava-me até a alma de um colorido intenso, que só ele não conseguia enxergar.

*

Categoria E: músicas. Estimulo: O Dia em que a Terra Parou de Raul Seixas.

Reencontro

Faria um almoço com o que tinha em casa: uma cebola, alho, pegaria um molho e um pacote de macarrão da dispensa. Sem receita, simples. O mundo desmoronava ao seu redor e não podia esperar mais. Necessitava daquele perdão, aceitar os erros do passado.

E na primeira garfada, perdoou-se.

Comments

comments

Conte-me o que achou do artigo :)